NEG, NOC e VSOG
- RedCLARA-Red
NEG
NEG é o grupo responsável pela concepção, planejamento e implementação de RedCLARA (plano de engenharia da rede). As suas atribuições são desenvolver RedCLARA, expandir seus serviços, melhorar as suas características técnicas e operacionais e acompanhar o seu funcionamento (papel de NOC) e serviços.
Em termos de desenvolvimento e expansão dos serviços de RedClara, o NEG é dedicado a:
- Consolidar os acordos de troca de tráfego com as Redes Acadêmicas da Ásia-Pacífico e Europa Oriental.
- Analisar a segurança RedCLARA.
- Criar um conjunto de indicadores de qualidade de RedCLARA.
- Fazer análises de tráfego.
- Desenvolver e implementar qualidade de serviço em Rede Clara (QoS).
- Planejar e instalar a conexão de novas redes nacionais à RedCLARA.
- Estabelecer mecanismos para operar um servidor de videoconferências (VC).
- Estabelecer mecanismos de operação de MCUs para VC.
Em relação ao plano de engenharia, o NEG executa as seguintes tarefas:
-
Definir um Plano de Serviço de 2008-2012.
-
Determinar as necessidades de largura de banda.
-
Estabelecer os recursos de transporte disponíveis.
-
Desenvolver o plano técnico.
-
Discutir a Estratégia Técnica com as Redes Nacionais.
-
Discutir a Estratégia Técnica com as instituições parceiras.
-
Desenvolver, de acordó com o Plano de Engenhaia elaborado, o projeto RedCLARA2 para a proposta de ALICE2.
-
Implementar as primeiras fases da rede óptica de RedCLARA.
NOC
O Centro de Operações de Rede (Network Operation Center, NOC), é fornecido pela CUDI (RNIE de México).
Com sede em Ciudad de México, o NOC cuida da administração, o controle, o monitoramento e a operação diária de todas as infraestruturas físicas e lógicas que formam o tronco da RedCLARA. O seu trabalho busca garantir altos níveis de desempenho e operação da rede e suas interconexões.
O NOC, da mesma forma que o NEG (Grupo de Engenharia de Rede) da RedCLARA, depende do Comitê Técnico da RedCLARA, cujo propósito é o de manter a rede na fronteira dos serviços avançados de redes IP. Este objetivo deve ser atingido por meio da coordenação do NOC e o NEG. Além disso, o Comitê Técnico deve fornecer a melhor informação e o mais alto fluxo de comunicações entre os grupos, protegendo aqueles assuntos técnicos e políticos dos membros da RedCLARA.
Contatos
VSOG
O VSOG é a área encarregada de operar os serviços de valor agregado de RedCLARA. Seu objetivo primordial é implementar um horário estendido de suporte à operação dos serviços, otimizar os recursos humanos para alcançar um maior nível de serviço e unificar processos para facilitar a comunicação com os clientes internos e finais.
Horário de trabalho
O VSOG opera entre as 0:00 AM GMT até às 2:00 PM GMT, ou seja, entre as 7:00 AM do Brasil até às 6:00 PM do México, atendendo aos requerimentos da comunidade conectada à RedCLARA em sua jornada de trabalho completa.
Funções ou atividades
O VSOG é uma área concebida para a operação de serviços e tem as seguintes funções:
- Atender aos requerimentos, solicitações e informes dos clientes de RedCLARA, relacionados com os serviços do Portal e sua infraestrutura, proporcionando um serviço de alto nível e mantendo uma comunicação permanente sobre as mudanças e avanços.
- Desenvolver os serviços de operação da rede de videoconferência, tais como: coordenação de eventos, certificação de salas, testes, controle e manutenção dos processos relacionados.
- Manter os sistemas de vídeo e seus elementos com o fim de garantir seu correto funcionamento, realizando monitoramento, apoio e redistribuição de recursos, entre outros.
- Desenvolver tarefas de engenharia e operação nos sistemas (servidores, MCU’s, NAS, etc.) que servem de suporte para os serviços de RedCLARA. Esta atividade deverá ser desenvolvida com altos padrões de engenharia e sob as diretrizes da gerência técnica de RedCLARA.
- Solucionar e detectar problemas com os sistemas e serviços de RedCLARA, mantendo atualizada toda a documentação das soluções e procedimentos utilizados.
- Outras tarefas rotineiras de operação, como monitoramento de sistemas, apoio a sistemas operativos e informação e suporte interno.
Canais de atendimento