LA-CoNGA physics

BELLA-T (Building the European Link to Latin America - Terrestrial)
Fundo: ERASMUS + financiado pela Agência Executiva para a Educação, Audiovisual e Cultura da Comissão Europeia.
LA-CoNGA physics é um projeto ERASMUS+ é financiado pela Agência Executiva de Educação, Audiovisual e Cultura da Comissão Europeia; a iniciativa fez parte da convocatória 2019 e teve início oficial em 15 de janeiro de 2020. LA-CoNGAphysics é uma aliança integrada por 11 universidades na América Latina e na Europa, com o objetivo de construir uma plataforma virtual de aprendizagem em Física Avançada na Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.
Esta aliança interinstitucional está centrada em:
- Colaboração internacional
- Comunidade interconectada
- Presencialidade remota
- Impacto social
- Conhecimento aberto
Objetivos:
O objetivo geral do projeto LA-CoNGA-Physics é levar a transição da era industrial – de longa duração – a uma economia baseada em informação mais sofisticada a oito instituições latinoamericanas de educação superior da região andina (Colômbia, Equador, Peru e Venezuela) com o apoio de aliados locais e europeus. Assim, a meta principal é oferecer, no ano de 2021, um programa educativo dentro da Aliança Latinoamericana em Física Avançada para os estudantes dos países citados.
LA-CoNGA-Physics busca:
- Apoiar a modernização, o acesso ao conhecimento e a internacionalização da educação superior nos países membros do projeto. Assim, buscar uma integração de esforços em torno da instalação e da capacitação para o uso de uma plataforma inovadora de aprendizado e ferramentas de acesso aberto (software, conteúdo e dados). Criar uma comunidade virtual de pesquisa e aprendizagem para a física de altas energias baseada na experiência prévia de CEVALE2VE.
- Fortalecer as relações interinstitucionais entre Europa e América Latina dentro da comunidade virtual de pesquisa e aprendizagem.
- Promover a convergência na oferta curricular em Física Avançada nas instituições de educação superior com uma estreita cooperação nas atividades acadêmicas, com aproximação ao modelo de Bolonha da UE.
- Desenvolver planos de estudo para os cursos online dentro da Aliança.
- Capacitar pessoal técnico/académico e estudantes para o domínio de ferramentas de aprendizagem virtual e entornos colaborativos em suas instituições, assim como de novos recursos pedagógicos e metodologias que podem ser usadas e transmitidas a outros campos nas instituições de ensino superior. Os estudantes do programa se beneficiarão de habilidades transversais que vão desde a instrumentação até às técnicas modernas de análise de dados, bem como as habilidades empresariais mais elementares. Os estudantes primários e secundários (STEM Talent Pipeline) estarão expostos aos campos mais desafiadores da pesquisa científica através de projetos de ciência cidadã.
Membros:
- Universidad Antonio Nariño (UAN, Bogotá, Colômbia)
- Universidad Industrial de Santander (UIS, Bucaramanga, Colômbia)
- Universidad San Francisco de Quito (USFQ, Quito, Equador)
- Universidad de Investigación de Tecnología Experimental Yachay (Yachay Tech, Urcuquí, Equador)
- Universidad Nacional de Ingeniería (UNI, Lima, Peru)
- Universidad Nacional Mayor de San Marcos (UNMSM, Lima, Peru)
- Universidad Central de Venezuela (UCV, Caracas, Venezuela)
- Universidad Simón Bolívar (USB, Caracas, Venezuela)
- Université de Paris (París, França)
- University Paul Sabatier, Toulouse Iii (UPS, Toulouse, França)
- Technische Universitaet Dresden (TUD, Dresden, Alemanha)
- Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS, França)
- CERN (Suiça)
- DESY (Alemanha)
- ICTP (Trieste, Itália)
- RedCLARA (América Latina)