Casos e Vozes
ChatGPT para as políticas públicas de educação no Brasil
- Posted By Ixchel Pérez
- Casos y Voces - RedCLARA
A rede nacional de pesquisa e ensino do Brasil, a RNP, está sempre em busca de inovar e melhorar a experiência de atendimento de seus usuários. A chegada do ChatGPT, a ferramenta de Inteligência Artificial (IA) que recentemente causou furor nas redes sociais, é um grande exemplo disso. Desde o início, a RNP reconheceu que a IA representava uma oportunidade de levar o atendimento ao cliente a um novo patamar e avaliou cuidadosamente a tecnologia.
(Fonte: In the Field/RNP) Agora, a RNP é pioneira no uso da IA do ChatGPT para apoiar políticas públicas em educação. Desde o dia 30 de março, a IA responde a perguntas do público sobre o Internet Brasil, programa que fornece chips de dados móveis para alunos de escolas públicas de baixa renda.
O Programa, uma iniciativa do Ministério das Comunicações (MCom), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e executado pela RNP, permite a inclusão digital de alunos e seus familiares, proporcionando acesso à internet e informações on-line democraticamente.
A equipe técnica da RNP ensinou o chatbot de IA sobre o programa Internet Brasil, para que pudesse ajudar tanto os beneficiários quanto os gestores. Os resultados têm sido surpreendentes, com uma taxa de sucesso de respostas corretas e úteis superior a 90%, que continuará a melhorar à medida que o AI bot continuar a aprender.
Graças à implementação do ChatGPT, a RNP pode aproveitar a IA para oferecer respostas personalizadas aos alunos. Essas respostas demonstram uma compreensão de contextos complexos e facilitam a resolução de dúvidas e preocupações cotidianas sobre a participação no projeto.
Agora a equipe está trabalhando no desafio de treinar o robô de IA para levar em conta a complexidade cultural, social e econômica do Brasil. O objetivo é facilitar uma maior compreensão das conversas, das diferentes formas de falar, dialetos e expressões populares. A equipe também realizou uma análise rigorosa das perguntas, com o objetivo de filtrar perguntas que pudessem levar a interações ofensivas ou tendenciosas.
Ainda há muito trabalho pela frente, mas a equipe RNP tem orgulho de explorar a tecnologia ChatGPT como uma nova forma de conectar mais pessoas, instituições, ideias e soluções.