Unidos contra o Coronavírus: com SCALAC (Sistema de Computação Avançada para América Latina e Caribe)
SCALAC, Redes Acadêmicas Latinoamericanas e RedCLARA disponibilizam capacidade de processamento gratuito para estudos relacionados ao COVID-19.
Com o objetivo de contribuir com a busca da cura do Coronavírus, as Redes Nacionais de Pesquisa e Educação latinoamericanas, unidas através de RedCLARA, e em parceria com SCALAC (Sistema de Computação Avançada para América Latina e Caribe), colocaram à disposição de pesquisadores e cientistas, de forma gratuita, sua capacidade de processamento de dados para pesquisas que visem encontrar soluções para a pandemia.
Acesse esse benefício!


Laboratório Nacional de Computação de Alta Performance do Chile (NLHPC)
A infraestrutura do NLHPC está composta pelos clusters Guacolda e Leftraru, que se integram e compartilham armazenamento e conectividade. Leftraru entrou em operação no fim de 2014 e Guacolda em meados de 2019, com o objetivo de incrementar a capacidade de computação disponibilizada pelo NLHPC. Seu nó de processamento central está localizado no Centro de Modelamento Matemático (CMM) da Universidade do Chile. A capacidade total de Leftraru+Guacolda, no fim de 2019, era de 5236 cores, 266 Tflops, 274 TB armazenamento lustre e 23 TB RAM.
Os pesquisadores que tiverem acesso ao serviço devem estar atentos às seguintes instruções:
- A aplicação web está sendo cedida pelo NLHPC, razão pela qual a informação mostrada (tais como políticas de acesso e uso) está relacionada ao laboratório e pode variar de acordo com o centro de computação onde sejam executadas as simulações.
- Existem distintos tipos de conta. Neste caso, selecione a conta de “investigación” (pesquisa).
- Quando o sistema solicitar o nome do(s) projeto(s) relacionado(s) à postulação, simplesmente apague o campo ou introduza o nome COVID e o código 00019.
- É preciso indicar que o conhecimento da escalada e anexar qualquer arquivo. Leve em conta que o centro aonde estão sendo executadas as simulações poderia pedir esta informação posteriormente. Da mesma forma, se deseja realizar algum teste utilizando a infraestrutura do NLHPC, antes de solicitar os recursos, pode indicar que o conhece e solicitar uma conta de teste.
Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE-UFRJ) e Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Brasil
O supercomputador do COPPE-UFRJ é o “Lobo Carneiro”. O super computador do LNCC, por sua vez, é o "Santos Dumont". Os dois supercomputadores juntos oferecem uma capacidade de 1,4 Petaflops para a pesquisa sobre o COVID-19.
Os interessados devem enviar seus projetos usando os formulários e links apresentados abaixo. As comissões de avaliação estão trabalhando com uma “via rápida” para projetos vinculados ao COVID-19, para que as propostas possam ser aceitas rápida e remotamente.
Links úteis:
Formulário PDF que deve ser preenchido e anexado à submissão da proposta
Detalhes sobre a configuração das máquinas:
Santos Dumont (LNCC): http://sdumont.lncc.br/machine.php?pg=machine#
Lobo Carneiro (COPPE/UFRJ): http://www.nacad.ufrj.br/en/recursos/sgiicex