RedCLARA, Cooperação Latino Americana de Redes Avançadas, é uma Organização de Direito Internacional sem fins lucrativos, cuja existência legal data de 23 de dezembro de 2003, quando foi reconhecida como tal pela legislação da República Oriental do Uruguai.

RedeCLARA desenvolve e opera a única rede de Internet Avançada da América Latina. Criada para a interconexão regional em 2004, através do Projeto ALICE (que até março de 2008 foi co-financiado pela Comissão Européia, mediante seu Programa @LIS), RedCLARA interconecta as redes acadêmicas avançadas nacionais da América Latina e a estas com as redes da Europa (GÉANT2) e o Estados Unidos (Internet2), e, através deles, para redes avançadas do Caribe (C@ribnet), África (UbuntuNet Alliance), Ásia (APANTEIN) e o resto do mundo. Por causa do projeto ALICE2, entre dezembro de 2008 e março de 2012, RedCLARA melhorou ostensivamente a capacidade da rede e os benefícios para os seus membros e as comunidades regionais de pesquisa. 

RedCLARA é integrada por 13 países latino-americanos e sua Assembléia –onde cada país conta com um representante- faz sessão a cada seis meses, para definir as linhas de ação e as políticas a implementar-se. 

Os organismos de governo institucional de RedCLARA são o Diretório (máximo organismo, integrado por: Presidente, Vice-presidente, Secretário, Tesoureiro e um Diretor), uma Comissão Fiscal (conformada por três membros da Assembléia não integrantes do Diretório), e uma Comissão Técnica (com sete membros, correspondentes a engenheiros das redes conectadas à RedeCLARA, vela pelo desenvolvimento, as implementações técnicas e a segurança da rede). A Secretaria Executiva é o organismo encarregado da Direção Executiva da RedCLARA, cargo que é de confiança do Diretório e da Assembléia.

A idéia inicial para a formação de RedCLARA surgiu em junho de 2002 na reunião de Toledo (Espanha), organizada no marco do Projeto CAESAR - financiado pelo programa DG IST da Comissão Européia-, um estudo que levou à geração do Projeto ALICE (América Latina Interconectada com Europa). Naquela ocasião, os representantes das das redes acadêmicas avançadas da região.

Somente um ano depois de iniciados os trabalhos de cooperação regional para a criação desta nova infra-estrutura, em 9 de junho de 2003, na reunião no Vale de Bravo, México, foram assinados os Estatutos da organização. Lograva-se assim a constituição formal desta Associação Civil denominada como Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas.

 

Redes Nacionais de Pesquisa e Educação Parceiras

Fotos

RedCLARA en Twitter

RedCLARA Para impulsar y consolidar esfuerzos, Director Ejecutivo de RedCLARA visita México 🇲🇽. Lea más en… https://t.co/O33WmZtuvH

Endereço RedCLARA

End.:
Avenida El Parque 4680-A, Oficina 108. Santiago.
CHILE.

Rambla República de México 6125. Montevideo 11400.
URUGUAY
CEP:
8580644
Fone:
(+56) 2 584 86 18
Skype:
oficina-redclara
SIP:
telefonia.redclara.net
e-Mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

markerEncontre-nos no Google Maps