O que é a RedCLARA?

CLARA ou RedCLARA?

No dia 10 de junho de 2003, no Valle de Bravo, México, foi assinada a Ata Constitutiva da Cooperação Latino-americana de Redes Avançadas (CLARA), associação civil sem fins lucrativos, que desenvolve, administra e dirige uma rede nacional de Internet Avançada chamada RedCLARA. Com o passar dos anos, o nome RedCLARA passou a ser empregado para designar tanto a instituição quanto à rede. Atendendo a esse costume popularizado entre os sócios de CLARA, as redes parceiras a nível global e os pesquisadores, desde março de 2011 CLARA e a rede respondem ambas pelo nome RedCLARA.

O que é uma rede avançada?

As redes avançadas permitem que cientistas, pesquisadores, acadêmicos, professores e estudantes colaborem, compartilhando informações e ferramentas mediante uma série de interconexões de redes. Estas redes formam uma área distinta da internet comercial (ou pública), uma área que coexiste em um espaço paralelo, reservado em todo o mundo única a exclusivamente para as comunidades de educação e pesquisa; é a isso o que denominamos “redes avançadas”. A rede avançada da América Latina é a RedCLARA, que interconecta as redes acadêmicas nacionais dos países latino-americanos. Cada continente e/ou subcontinente do mundo conta com sua própria rede regional e todas estas redes estão conectadas entre si.

 

Utilizando as redes avançadas, acadêmicos e pesquisadores podem colaborar através de distintos países e continentes, sem se importar com distancias nem com fronteiras.


As redes avançadas servem a dois propósitos fundamentais:

  • Apoiar o trabalho de pesquisadores e acadêmicos mediante a provisão de uma infraestrutura de comunicação de dados de grande capacidade, o que permite a rápida transferência de grandes quantidades de dados.
  • Serem, em si mesmas, poderosas ferramentas de investigação, provendo uma plataforma sobre a qual pesquisadores e inovadores possam desenvolver e testar novos serviços e tecnologias de rede.

Muitos dos avanços em telecomunicações e redes foram gerados graças às redes avançadas, e muitas das tecnologias que se utilizarão no futuro estão sendo desenvolvidas nelas, hoje.

Para que serve a conexão à RedCLARA?

A RedCLARA é +Rede +Ciência. Sua conectividade e serviços, que sobre sua infraestrutura de internet avançada operam online, estão destinados a fomentar o desenvolvimento de iniciativas de colaboração científico-acadêmicas latino-americanas; através da RedCLARA, pesquisadores, cientistas e acadêmicos da região podem colaborar com seus pares no mundo, desenvolver pesquisas e projetos, realizar testes de suas realizações e muito mais. As possibilidades são limitadas somente por seus próprios usos e interesses.

Existe alguma diferença entre estar conectado a uma Internet comercial (pública/commodity Internet) e estar conectado à RedCLARA?

Há muita diferença em termos de velocidade e capacidade reais de transferência de dados. No entanto, a diferença fundamental está em que a RedCLARA é uma rede avançada, ou seja, um espaço destinado única e exclusivamente às comunidades de pesquisa e educação e aos indivíduos que as integram. Isso quer dizer que a transferência de dados jamais se vê afetada pelos “congestionamentos” que se produzem na rede comercial, o que evidentemente potencializa os resultados das pesquisas.

Meu país está conectado à RedCLARA?

Os países atualmente conectados à RedCLARA são: Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, Equador, El Salvador, Guatemala, México, Uruguai e Venezuela.

 

Lembre-se que a RedCLARA conecta somente os países latino-americanos, e a eles os interconecta com as redes avançadas do restante do mundo. Através destas é que se dá a conexão com as redes acadêmicas nacionais de cada país do globo.

Como posso saber se estou conectado à RedCLARA?

Muito simples. É só estar atento a este ícone   Evaluador conectividad   no cabeçalho do site:

 

Evaluador conectividad - Negativo - equipo no conectado a la red avanzada  Se a agulha está na parte rosa, você não está conectado.

 

Evaluador conectividad - Positivo - equipo conectado a la red avanzada  Se está na parte azul, você está conectado.

Como posso saber se minha instituição está conectada à RedCLARA?

Todas as instituições conectadas estão no mapa de conexões. Acesse esse link e confira.

Minha instituição está conectada à RedCLARA. De que isso me serve? Que benefício isso me traz?

Além dos benefícios explicados nas perguntas “O que é uma rede avançada?”, “Para que serve a conexão à RedCLARA?”, ao registrar-se no Colaboratório, o portal desenvolvido pela RedCLARA para apoio e fomento da colaboração científico-acadêmica latino-americana, você poderá utilizar as distintas ferramentas e serviços de nossa rede, oferecidos para a realização de seus objetivos e de suas pesquisas colaborativas.

 

Mediante o uso dessas ferramentas e serviços que o Colaboratório disponibiliza de forma gratuita, você poderá ter acesso e ser parte das discussões e eventos das comunidades pertencentes à RedCLARA, criar e participar de conferências Web, reservar salas multiponto para conferência H.323, buscar e encontrar documentos da RedCLARA e das comunidades que a integram, transferir arquivos pesados, postular-se em oportunidades de financiamento de projetos, ir ao encontro de parceiros e colaboradores para sua pesquisa, etc. Muito em breve, você também poderá criar sua própria comunidade.

Qualquer pessoa ou instituição na América Latina podem conectar-se à RedCLARA?

Cada país da América Latina pode conectar-se à RedCLARA através de sua Rede Nacional de Investigação e Educação (RNIE). Na atualidade, estão conectados à nossa rede Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, Equador, El Salvador, Guatemala, México, Uruguai e Venezuela.

Que tipo de instituição pode associar-se a CLARA?

A Rede Nacional de Investigação e Educação de cada país (como associado pleno).

 

As pessoas jurídicas de alcance regional ou intercontinental que têm interesse no desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação, na sociedade em geral, e na educação superior, em particular (como associados regionaies).

 

As redes acadêmicas e de investigação avançadas, de alcance continental, com características similares às da RedCLARA no que diz respeito a infraestrutura e aplicações (como associados pares).

 

As empresas de caráter multinacional que têm interesse em promover os objetivos e atividades que realiza a RedCLARA e interesse em geral com a ciência, tecnologia e inovação (como associados empresariaies).

Todas as instituições associadas a CLARA se conectam à RedCLARA?

Não. A RedCLARA conecta somente as Redes Nacionais de Investigação e Educação dos países latino-americanos (uma por país). Ainda quando o que corresponde é que todas as redes sócias estejam conectadas, é possível que, de forma transitória e por um curto período, alguma não esteja, por razões próprias de cada rede.

A quem pertence CLARA e quem financia CLARA e a RedCLARA?

A RedCLARA pertence a seus associados plenos, ou seja, às Redes Nacionais de Investigação e Educação que a integram. A Rede é financiada através da membresia paga pelos sócios, assim como por meio de projetos financiados por organismos internacionais para fins específicos.

Redes Nacionais de Pesquisa e Educação Parceiras

Fotos

RedCLARA en Twitter

RedCLARA Para impulsar y consolidar esfuerzos, Director Ejecutivo de RedCLARA visita México 🇲🇽. Lea más en… https://t.co/O33WmZtuvH
18hreplyretweetfavorite

Endereço RedCLARA

End.:
Avenida El Parque 4680-A, Oficina 108. Santiago.
CHILE.

Rambla República de México 6125. Montevideo 11400.
URUGUAY
CEP:
8580644
Fone:
(+56) 2 584 86 18
Skype:
oficina-redclara
SIP:
telefonia.redclara.net
e-Mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

markerEncontre-nos no Google Maps