RedCLARA e RICAP assinam acordo para criar mecanismos de cooperação

ricap mou

Com o objetivo de estabelecer um marco regulatório em relação aos mecanismos de cooperação entre a Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas (RedCLARA) e a Rede Ibero-Americana de Computação de Alto Desempenho (RICAP), ambas as instituições assinaram, em 11 de dezembro de 2017, um Memorando de Entendimento (MoU) em que se comprometem, entre outras ações, a trocar e promover suas experiências e práticas, fornecer e realizar atividades conjuntas de treinamento e ensino, e integrar suas plataformas de computação em nuvem em uma única infraestrutura.

Luis Eliécer Cadenas, Diretor Executivo da RedCLARA e Rafael Mayo, Coordenador da RICAP, são os signatários do acordo, válido até o final do ano 2020.

Com sede em Madri, Espanha, a RICAP é uma rede temática que fornece à região uma infraestrutura estratégica no campo da computação de alto desempenho a partir de uma arquitetura avançada que inclui Computação de Alto Desempenho (HPC) e Alta Produtividade (HTC). Para isso, reúne várias organizações e desenvolve diferentes ferramentas de software projetadas para facilitar o acesso e a eficiência computacional desta infraestrutura de hardware, incentivando o uso gratuito através de várias ações de disseminação.

O acordo com a RedCLARA é mais um passo nessa direção, uma vez que também busca aumentar a conscientização e a informação sobre as atividades de cada rede pelos seus membros, bem como pelos potenciais usuários e responsáveis pela tomada de decisões nas respectivas comunidades beneficiárias. "A importância do MoU é realmente vital, dado que, sem RedCLARA, o alcance e o impacto que a RICAP poderia ter seria muito mais limitado. Graças a todas as atividades que a RedCLARA realiza regularmente, RICAP será promovida e poderá cumprir seus compromissos de forma mais eficaz. Da mesma forma, a RedCLARA se beneficiará com o fato de oferecer aos seus associados uma capacidade computacional muito maior ", comemora Rafael Mayo.

Para Luis Eliécer Cadenas, o MoU entre RedCLARA e RICAP está promovendo uma maneira de agir que é fundamental para a comunidade acadêmica da região. "Compartilhar os recursos investidos, geralmente escassos, promovendo iniciativas locais ou regionais para que toda a comunidade tenha acesso a ele, dá um valor ao esforço cooperativo que vai além da pura conectividade", analisa. O Diretor também explica quais serão os próximos passos da iniciativa: "Definiremos, em conjunto, um plano de trabalho que inclua treinamento on-line e a estrutura dos métodos técnicos necessários para membros de qualquer rede acadêmica da América Latina, a fim de permitir que eles usem esses recursos com garantia de segurança".

O MoU não implica nenhum tipo de obrigação legal e pode ser renovado automaticamente por 39 meses no final. Para obter mais informações sobre o Memorando de Entendimento e suas resoluções, baixe o documento em PDF. O acordo com RICAP é o terceiro do tipo assinado pela RedCLARA nos últimos meses. Em setembro de 2017, a rede regional assinou um MoU com o capítulo boliviano da Internet Society para o desenvolvimento da rede nacional avançada da Bolívia e sua posterior integração na rede regional, e em dezembro foi anunciado o acordo com a SOS Telemedicina, da Venezuela, com vistas a ampliar e desenvolver iniciativas na área.

 

Te convidamos a conhecer

Fotos

RedCLARA en Twitter

RedCLARA RT @Red_REUNA: No te pierdas mañana la transmisión en vivo de Terrence Tao, quien dictará una charla abierta en la Facultad de Matemáticas…
15hreplyretweetfavorite
RedCLARA Y nosotros también tenemos una convocatoria. ¿Eres creativo o estudiante de diseño gráfico? Entonces puedes ser el… https://t.co/p8JTBo6lIf
15hreplyretweetfavorite

Endereço RedCLARA

End.:
Avenida El Parque 4680-A, Oficina 108. Santiago.
CHILE.

Rambla República de México 6125. Montevideo 11400.
URUGUAY
CEP:
8580644
Fone:
(+56) 2 584 86 18
Skype:
oficina-redclara
SIP:
telefonia.redclara.net
e-Mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

markerEncontre-nos no Google Maps