Luis Eliécer Cadenas assume a Direção Executiva de RedCLARA

Luis Eliécer Cadenas, Director Ejecutivo de RedCLARADe nacionalidade venezuelana e reconhecida experiência no mundo das redes acadêmicas e das TIC latinoamericanas, Cadenas foi apresentado como novo Diretor Executivo de RedCLARA durante a Conferência TICAL2017, realizada em San José de Costa Rica no início de julho. O executivo assumiu oficialmente o cargo no último dia 1º de Agosto.

 

Engenheiro de Computação com estudos de pós-graduação em Economia, Telemática, Redes e Ciências da Computação com quase 30 anos de experiência no setor de tecnologias de informação e telecomunicações nos setores privado e público, o venezuelano Luis Eliécer Cadenas sempre se destacou por buscar ser um agente de mudança, crescimento e desenvolvimento de pessoas e organizações através das TIC. Nesse contexto, Cadenas teve um papel fundamental como cofundador, presidente e membro do Conselho Diretor da Rede Acadêmica Nacional da Venezuela, REACCIUN, da qual fez parte entre 1996 e 2000. Como presidente da Rede, buscou alinhar a organização, sua infraestrutura e recursos às necessidades das universidades e centros de pesquisa do país, desenvolvendo assim a primeira rede física nacional (financiada com fundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento), conectando 17 universidades públicas, incrementando a disponibilidade de largura de banda para a comunidade científico-acadêmica e entregando um serviço estável e seguro.

Nessa mesma linha, Cadenas foi Presidente da Associação Latinoamericana de Redes de Pesquisa (Enredo 1998-1999), membro do Diretório do Centro Nacional de Supercômputo da Venezuela (Cecalcula, 1997-1999) e do Diretório do Parque Tecnológico de Sartenejas (1997-1999). Mesmo quando migrou para o setor privado, se manteve relacionado com o espectro acadêmico ao liderar a estratégia para o Programa Acadêmico de Redes de Cisco (2000-2006). Depois, motivado por explorar novas áreas de conhecimento, assumiu o cargo de Gerente de Contas de Cisco para o setor público da Venezuela (2006-2009) e para provedores de serviço (2009-2013). Em 2014, se mudou junto com a família para a Guatemala para liderar a estratégia comercial da empresa com América Móvil na América Central. Antes de assumir o posto de Diretor Executivo de RedCLARA em 1º de agosto, Luis Eliécer Cadenas ocupava a posição de Gerente de Contas para Claro América Central em Cisco.

“RedCLARA desenvolveu vários projetos que impactaram positivamente seus membros e comunidades. A implantação de fibra ótica, aumentando as velocidades e reduzindo os custos operativos da infraestrutura, a criação de serviços e ferramentas como o Colaboratorio, a Conferência TICAL e a gestão exitosa de vários projetos financiados pela Comissão Europeia são exemplos muito claros disso”, sentencia, mostrando seu conhecimento da história da rede e do trabalho da equipe da rede regional e do antigo Diretor Executivo, Florencio Utreras.

Mas qual é a visão de Cadenas com respeito ao futuro de nossa rede avançada? “RedCLARA deve exercer um papel de liderança: orientando e ajudando a criar as condições para Redes Acadêmicas mais sólidas, contribuindo com o planejamento e a influência em políticas públicas que as apoiem, crescendo e ampliando as fontes de ingresso, catalisando projetos regionais para ajudar a aumentar o uso e a relevância das redes acadêmicas e de RedCLARA, e convencendo a própria comunidade sobre a importância de construir bases de pesquisadores que tirem proveito de sua existência. Desta forma, incrementando a relevância de RedCLARA para as redes acadêmicas e seus países, plantaremos as sementes de sua sustentabilidade e desenvolvimento”.

No que diz respeito ao plano de trabalho que buscará seguir durante o início de seu mandato, o novo diretor recentemente apresentou ao Conselho Diretor uma estratégia que, baseada nas tendências e variáveis do entorno, está estruturada sobre quatro grandes linhas de ação: melhorar as finanças, incrementar a relevância, evolução da infraestrutura e potencializar o uso dos dados. Serão estes os fios condutores dos primeiros meses de sua gestão.

Motivado por promover a criação de um ambiente propício para impulsionar a inovação e a apropriação social do conhecimento científico, o novo Diretor Executivo buscará incrementar o acesso aberto aos recursos da comunidade científica, privilegiar a ajuda às Redes Acadêmicas para que estas cumpram sua missão, fazendo crescer a comunidade de pesquisa que usa a infraestrutura, treinar e educar as comunidades científicas no uso dos recursos das Redes Acadêmicas e de RedCLARA, promover e coordenar projetos de pesquisa regional que usem os serviços de RedCLARA e suas redes associadas, e incrementar o diálogo com as comunidades de pesquisa. Tudo isto, claro, com base em uma infraestrutura tecnológica de ponta, de máximas capacidades, estável e confiável.

Os desafios que Cadenas enfrentará são grandes e complexos, mas em RedCLARA isto jamais foi uma barreira. Nos próximos dias o Diretor se reunirá com sua equipe de trabalho, membros do Conselho Diretor e representantes das redes associadas e com as quais RedCLARA tem iniciativas conjuntas para dar início às ações que conduzirão ao alcance destas metas.

Te convidamos a conhecer

Fotos

RedCLARA en Twitter

RedCLARA RT @RedeRNP: @CanadanoBrasil participa do #DISI2017 promovido pela #RNP, com @OAS_official e @RedCLARA. Assista ao vivo em https://t.co/1G8
8hreplyretweetfavorite
RedCLARA ¡Marque su calendario! El 15 de noviembre se llevará a cabo el I Coloquio eCiencias + eArte https://t.co/THWOKJwCOp https://t.co/trlmaOsTaJ
9hreplyretweetfavorite

Endereço RedCLARA

End.:
Avenida El Parque 4680-A, Oficina 108. Santiago.
CHILE.

Rambla República de México 6125. Montevideo 11400.
URUGUAY
CEP:
8580644
Fone:
(+56) 2 584 86 18
Skype:
oficina-redclara
SIP:
telefonia.redclara.net
e-Mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

markerEncontre-nos no Google Maps