vccudi(Autor: Martha Ávila, CUDI) Mais uma vez a colaboração entre as redes demonstrou o uso da tecnologia em prol da pesquisa, educação e divulgação da ciência.

 

Durante o ano de 2017 foram apresentados diversos casos de êxito entre as Redes Nacionais de Pesquisa e Educação (RNIE), muitos deles resultados do trabalho colaborativo, da boa disposição entre os participantes e o uso da plataforma VC-CUDI. Ao longe de dez meses, foram realizadas 325 reuniões internacionais através do sistema de videoconferência VC-CUDI, com 3289 conexões que significaram 661 horas de sessões ativas. Foram realizadas ainda 48 sessões de transmissão ao vivo pelo Youtube conectado ao sistema de VC-CUDI, o que representa mais de 95 horas de vídeo que até setembro de 2017 totalizavam 11587 visualizações.

Delma Rodríguez, diretora da Anilla Cultural Latinoamérica-Europa no Uruguai compartilhou sua experiência com o uso do sistema. “No Uruguai, utilizamos VC-CUDI há muitos anos, e com excelentes resultados. Conseguimos gerar sinergias muito interessantes entre diferentes grupos técnicos de trabalho a nível internacional, com múltiplas salas interconectadas, troca de conteúdos interativos, interpretação simultânea em vários idiomas, interoperabilidade entre diversos sistemas e plataformas, expansão de transmissões em diversas redes sociais, etc.”

“Algumas das características mencionadas anteriormente resultaram em muitos benefícios, tanto em projetos específicos da Anilla como em empreendimentos conjuntos com CUDI, sobretudo no que diz respeito a acelerar e otimizar processos, junto com a gestação de novos projetos de colaboração. Por exemplo, no projeto MuRe, diversos desenvolvimentos técnicos e de conteúdo executados na plataforma VC-CUDI estão servindo de input para aplicar de outra maneira no 1º Colóquio Internacional de e-Ciência e e-Arte, que será organizado por RedCLARA. A plataforma também foi o espaço onde foram criadas e desenvolvidas outras redes organizadas pela Anilla Cultural como a "Rede de Amigos do CERN", a "Comunidade SusInGI" em Governança de Internet, ou a recém-formada “Artes Cênicas e Redes Avançadas", entre outras ações concretizadas ao longo dos últimos 5 anos”, agregou a Diretora da Anilla Cultural.

Outra organização beneficiada pelos serviços de VC-CUDI foi a Rede Nacional de Pesquisa e Educação do Chile, REUNA, que utilizou o serviço principalmente para realizar sessões de streaming via Facebook e Youtube. “Este serviço de colaboração foi muito bem recebido e utilizado por REUNA. Nos permitiu transmitir conteúdo ao vivo através das redes sociais e gerar um maior alcance de visualizações. Isso significa que a informação passou a fluir de forma mais rápida e que mais usuários podem agora ter acesso a ela, mesmo sem conhecer o evento que está sendo transmitido”, comemora a Assistente de Serviços de REUNA, Beatriz Contreras.

Acessibilidade e compatibilidade de VC-CUDI

As Salas Virtuais do sistema de videoconferência permitem que os usuários se conectem por meio das Redes Avançadas e da Internet. VC-CUDI também é compatível com CODEC´s, computadores, celulares e tablets. Também podem se conectar às sessões plataformas como Webex, Scopia, Skype Empresarial, ACANO e Vidyo, para citar algumas. Os usuários podem compartilhar seu desktop através dos navegadores Google Chrome, Firefox e da aplicação PEXIP. De acordo com Beatriz Contreras, VC-CUDI é de fácil acesso e uso compatível com os sistemas de videoconferencia de REUNA. “A ferramenta é compatível com nossos próprios sistemas, como o MCU (somente para equipamentos H323) e o PLAZA, plataforma similar a VC CUDI”.

“O sistema VC-CUDI é excelente, não somente pela ferramenta em si mesma, mas pela equipe humano-técnica, tanto de CUDI como das demais redes, que estão atentas a buscar soluções novas com as ferramentas que possuem. Isto constitui o verdadeiro sentido de uma cultura colaborativa em torno de um bem comum”, comenta Delma Rodríguez, antes de completar. “Muitas vezes a colaboração é vista num só sentido, o de solucionar um problema particular que aparece numa institução ou lugar específico. É claro que isso é muito bom e que sempre é proveitoso, mas também podemos pensar em colaborar para criar coisas novas; e não com uma atitude de ‘colaboro para aprender e depois sigo sozinho’, mas de manter uma dinâmica de colaboração que potencialize a criação em rede”.

“Graças à colaboração das redes acadêmicas foi possível ampliar a aproximação de nosso trabalho com a comunidade. Desta forma, os usuários podem se comprometer e aproveitar ainda mais as vantagens que as redes oferecem. Ultimamente me encontrei com muitos grupos multiculturais que se reúnem através do serviço de videoconferência usando diferentes redes acadêmicas, o que lhes permitiu aproximar-se e eliminar fronteiras para avançar em temas relacionados à pesquisa, educação, entre outros. Como diria nossa CEO, Paola Arellano, é necessário ‘colaborar’ para avançar”, finaliza Beatriz Contreras.

Fotos

RedCLARA en Twitter

RedCLARA Casos y Voces: conozca el Observatorio @lagoproject, un gigante latinoamericano usando las redes avanzadas.… https://t.co/EKf4dZ463k
RedCLARA RT @eduroammx: Convocatoria de Apoyos Complementarios para Consolidación de Laboratorios Nacionales Conacyt | https://t.co/7WfoewgKyM https…

Endereço RedCLARA

End.:
Avenida El Parque 4680-A, Oficina 108. Santiago.
CHILE.

Rambla República de México 6125. Montevideo 11400.
URUGUAY
CEP:
8580644
Fone:
(+56) 2 584 86 18
Skype:
oficina-redclara
SIP:
telefonia.redclara.net
e-Mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

markerEncontre-nos no Google Maps