Serviço de videoconferência da RNP aproxima pesquisadores em reuniões nacionais e internacionais

vc rnp

Reuniões acontecem diariamente no mundo corporativo e acadêmico, e a videoconferência facilita a realização desses encontros. A RNP oferece à comunidade acadêmica um serviço de Videoconferência para a comunicação em tempo real, por meio da rede Ipê.

Coloquio de eCiencias + eArtes reúne investigadores para discutir colaboración interdisciplinaria

coloquioEl desarrollo de infraestructura de las redes académicas en Latinoamérica y el Caribe durante los últimos 15 años ha permitido la conexión entre instituciones de educación superior y centros de investigación, con otras similares en todo el mundo. A su vez, este proceso también ha generado nuevos conocimientos, innovación y la posibilidad de que investigadores en distintas áreas del saber desarrollasen proyectos científicos y artísticos de forma cooperativa e interdisciplinaria.

Crônica de uma colaboração global: a fusão de duas estrelas de nêutrons, um abraço de 130 milhões de anos

Tololo17 de agosto de 2017: cientistas de todo o mundo que estudam o Universo presenciam e analisam online e ao vivo um evento histórico que marcará um antes e depois na forma como se compreende o estudo e o desenvolvimento da Astronomia. A notícia se espalha por todo o globo no dia 17 de outubro do mesmo ano. Em nossas casas e escritórios, no transporte público ou nas ruas, vemos nos televisores, dispositivos móveis e computadores, a recriação da fusão de duas estrelas de nêutrons ocorrida há 130 milhões de anos na NGC4993, a maior das galáxias da constelação de Hidra. O evento foi catalogado como ‘cataclísmico’. A razão da revolução midiática e científica causada pelo fenômeno está no fato de que este foi o primeiro da história a ser registrado, visto e escutado de forma simultânea, graças aos telescópios, radiotelescópios, detectores de ondas gravitacionais e às redes avançadas de Internet – como RedCLARA e GÉANT, em nível regional – que permitiram o trabalho colaborativo de quase uma centena de pesquisadores que, de todas as latitudes do mundo, contribuíram com o estudo.

 

Dra. Kathy Vivas, Astrônoma: “Está começando uma nova era na Astronomia”

Kathy Vivas

De nacionalidade venezuelana, licenciada em Física pela Universidade de Los Andes e Doutora em Astrofísica pela Universidade de Yale, Kathy Vivas trabalha como astrônoma de apoio no Observatório Inter Americano Cerro Tololo, em La Serena, Chile. E foi a partir daí que Vivas, juntamente com uma grande equipe de cientistas espalhados pelo mundo, participou do projeto que resultou nas primeiras observações histórias de uma kilonova: a fusão de duas estrelas de nêutrons ocorrida há 130 milhões de anos na galáxia NGC4993, da constelação de Hidra. Conversamos com ela sobre a importância desta colaboração e sobre como o trabalho foi realizado.

 

Fotos

RedCLARA en Twitter

RedCLARA RT @Red_REUNA: No te pierdas mañana la transmisión en vivo de Terrence Tao, quien dictará una charla abierta en la Facultad de Matemáticas…
9hreplyretweetfavorite
RedCLARA Y nosotros también tenemos una convocatoria. ¿Eres creativo o estudiante de diseño gráfico? Entonces puedes ser el… https://t.co/p8JTBo6lIf
10hreplyretweetfavorite

Endereço RedCLARA

End.:
Avenida El Parque 4680-A, Oficina 108. Santiago.
CHILE.

Rambla República de México 6125. Montevideo 11400.
URUGUAY
CEP:
8580644
Fone:
(+56) 2 584 86 18
Skype:
oficina-redclara
SIP:
telefonia.redclara.net
e-Mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

markerEncontre-nos no Google Maps