O que é um Dia Virtual (DV)?

Um DV é uma conferência on-line dedicada a um tema de interesse acadêmico e / ou científico apresentado por um máximo de quatro especialistas que expõem seus conhecimentos e dialogam com o público presente. Os DV's se realizam por meio da conexão a RedCLARA e suas redes membros das salas de videoconferência das instituições participantes através do protocolo (ou linguagem) H323.

Na RedCLARA, os DV’s foram reconhecidos por sua capacidade de reunir, em um mesmo fórum, especialistas, acadêmicos, pesquisadores e outros profissionais, procedentes de América Latina, Europa, América do Norte, Caribe, África, Ásia e Oceania. O sucesso do programa consiste na participação das comunidades acadêmicas da região, que veem nele uma excelente oportunidade para apresentar, expor, difundir e compartilhar seus conhecimentos e descobertas com um público amplo e diverso.

 

 participar
Participar de um DV

Participar

Todos os DV's são anunciados no Quadro de Avisos e nas notícias de RedCLARA. Quando veja um de interesse, basta seguir o link para se inscrever, inserir seus dados e assegurar-se de participar do teste de conexão que geralmente ocorre alguns dias antes do DV.

proponer
Propor um DV

Propor um DV

Se a sua comunidade e/ou grupo de pesquisa ou técnico gostaria de propor a realização de um DV, você deve entrar em contato com:

Tania AltamiranoTania Altamirano
// Coordenadora Geral de Comunidades
 tania.altamirano-lopezatredclara.net
  (+56) 2 2584 86 18 #506
 Chile
guiar
Guiar um DV

Guiar um DV

Produzimos uma ficha na qual detalhamos como se prepara um Dia Virtual. Ela servirá como um guia para que você prepare suas próprias conferências online ou mesmo para propor um DV. Faça o download aqui >>

Catálogo de DV’s realizados 

A seguir está a lista completa dos DV’s já realizados por RedCLARA. Cada um deles tem um link que leva à página na qual se pode baixar as apresentações dos especialistas que compartilharam seus conhecimentos.

September 6, 2016 - eHealth (Health informatics, Telemedicine and Telehealth)
September 13, 2016 - Cardiology
September 20, 2016 - eHealth (Health informatics, Telemedicine and Telehealth)
September 27, 2016 - Child and Adolescent Health
October 04, 2016 - eHealth (Health informatics, Telemedicine and Telehealth)
October 11, 2016 - Cardiology II


 

Saber Máis 

Em 2012, reconhecendo sua experiência na realização de sessões de videoconferência com ampla participação a nível global, RedCLARA iniciou o desenvolvimento formal dos Dias Virtuais. A seguir, você encontra relevantes informações sobre sua organização e sobre quem são seus participantes:

Em conferências online como os DV’s, certas participações são fundamentais:

1 - Líder temático: Pesquisador/acadêmico ou representante de um grupo/comunidade que propõe o tema do DV e os possíveis conferencistas para desenvolvê-lo. Idealmente, este líder é quem assume o papel de moderador e animador da conferência online. Esta figura é altamente importante, pois ocupa o papel de coordenador acadêmico do DV.

2. Conferencistas: Especialistas convidados como expositores para abordar o tema tratado pelo DV. Eles são indicados pelo líder temático e, em algumas ocasiões, são recomendados por outros grupos/comunidades acadêmicas. Normalmente, procedem de vários países e desenvolvem sua prática profissional em distintas instituições. As diversas experiências, metodologias e ângulos de análise de uma mesma temática são a maior riqueza do conteúdo difundido pelo DV.

3. Articulador e ponte: É o coordenador-geral da atividade. Serve de interlocutor entre os atores externos a RedCLARA e os membros da equipe interna envolvidos na atividade. Sua tarefa principal é articular a atividade e alcançar os objetivos estipulados por cada DV. Além disso, é responsável por criar pontes entre os todos os atores envolvidos no evento, liderar a organização global do evento e supervisar a execução e a conclusão das três fases de desenvolvimento que implica a realização de um DV (confira adiante o quadro dos “Três tempos”).

4. Parceiros estratégicos: São os órgãos, instituições e/ou indivíduos que se unem à realização de uma videoconferência com o fim de ampliar o alcance do conhecimento difundido pelo DV. A ajuda dos parceiros é variada, podendo ir desde a apresentação ou a recomendação de um conferencista, até o empréstimo de sua infraestrutura tecnológica para a realização do evento. Em geral, os DV’s da RedCLARA são organizados em parceria com pelo menos um órgão ou comunidade irmã.

5. Facilitador de tecnologias: É o coordenador técnico da atividade. Tem a tarefa de organizar e gerir os aspectos logísticos e técnicos do DV. Sua responsabilidade é estabelecer e manter a comunicação com os responsáveis técnicos das distintas salas de videoconferência que participarão do evento, agrupar todos os equipamentos de videoconferência dispersas geograficamente e assegura a ótima qualidade de transmissão do DV.

6. Suporte técnico em pontos de conexão: São os encarregados técnicos das salas de videoconferência que se conectarão ao Dia Virtual. Sua participação e envolvimento na organização logística é muito importante, pois eles são os interlocutores do coordenador técnico do DV e a ponta de conexão entre as salas físicas e a central de transmissão do evento.

7. Agente de comunicação e difusão: Líder do grupo de comunicação que difundirá e fará a cobertura do DV. Tem como tarefa projetar a estratégia de mídia e a coordenação da execução do plano de difusão. É responsável por incorporar dentro de suas atividades aos responsáveis pela comunicação dos órgãos envolvidos no DV. É também o encarregado de promover massivamente o evento, alcançando alta participação e número de presentes.

Os DV de RedCLARA utilizam o protocolo H.323. Estas videoconferências são realizadas conectando a uma central multiponto (MCU Polycom) todas as salas de videoconferência que participam do evento (as que utilizam os conferencistas, as dos atores envolvidos, e as do público), nos referimos a um equipamento físico H.323.

Para assegurar a boa transmissão, RedCLARA exige que os palestrantes e atores envolvidos no evento participem a partir de uma sala equipada com sistemas que suportem o protocolo H323. Salvo ocasiões excepcionais, é permitido o uso de clientes de escritório que usem o protocolo H.323, como Polycom, Lifesize ou Vydio. Além disso, todas as equipes (salas e clientes H.323) que se conectarão ao evento devem participar em uma sessão de testes. Esta é uma condição obrigatória.

Graças ao tecido de rede de RedCLARA e à colaboração dada por seus parceiros, os conferencistas e atores importantes do DV têm assegurado o empréstimo de uma sala de VC na cidade onde estão.

No que diz respeito aos participantes do evento, o público pode participar de duas maneiras: numa sala de videoconferência que se conecta à central multiponto (como as salas dos conferencistas) ou pelo sinal streaming, ao vivo, pela Internet Avançada e comercial. Somente o público que participa a partir de uma sala física tem a possibilidade de perguntar e fazer comentários diretamente ao conferencista. Os aportes e perguntas dos participantes que seguem o evento por streaming são feitos por meio do moderador/animador do DV.

Te convidamos a conhecer

Fotos

RedCLARA en Twitter

RedCLARA Para impulsar y consolidar esfuerzos, Director Ejecutivo de RedCLARA visita México 🇲🇽. Lea más en… https://t.co/O33WmZtuvH
18hreplyretweetfavorite

Endereço RedCLARA

End.:
Avenida El Parque 4680-A, Oficina 108. Santiago.
CHILE.

Rambla República de México 6125. Montevideo 11400.
URUGUAY
CEP:
8580644
Fone:
(+56) 2 584 86 18
Skype:
oficina-redclara
SIP:
telefonia.redclara.net
e-Mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

markerEncontre-nos no Google Maps