TICAL - Rede de Diretores de TIC das Universidades Latino-Americanas

TICALComunidade TICAL

Com o objetivo de contribuir com os temas que comprometem o papel e o trabalho dos diretores de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) das universidades da América Latina, no início de 2011, a RedCLARA impulsionou a criação da TICAL, a Rede de Diretores de TIC das universidades latino-americanas. A formação desta comunidade estabelecia um primeiro espaço de atuação que se veria ampliado e potencializado através da realização de uma conferência TICAL anual, a partir do ano 2012,

A participação ativa de diretores de distintos países no desenvolvimento da Conferência permite acolher amplamente as realidades existentes nas universidades da região. A formação desta comunidade tem como objetivo propiciar um espaço de conhecimento e colaboração para os diretores de tecnologias das universidades, no qual seja possível compartilhar experiências, trocar conhecimentos, motivar iniciativas, compreender novas tendências e abordar problemáticas comuns, entre outros. A TICAL também abre a possibilidade de estabelecer conexões entre as instituições, fomentando a geração de laços de colaboração para aproveitar as sinergias do conjunto.

Podem integrar a TICAL e são membros dela os diretores de tecnologia de informação de universidades e instituições de pesquisa sócias das redes nacionais conectadas a RedCLARA (também está aberto a autoridades universitárias, além de acadêmicos e pesquisadores da área), e representantes de órgãos ou empresas sócias corporativas de RedCLARA (estes se incorporam através de convite).

 A Comunidade TICAL definiu como temas principais os seguintes:

  • Infraestrutura de redes e mobile
  • Serviços acadêmicos
  • Serviços de apoio à gestão institucional
  • Governança e aspectos legais a considerar na prestação de serviços de tecnologias das TIC.

Com o objetivo de seguir avançando no trabalho desenvolvido pela Comunidade TICAL, durante a última Conferência - realizada em Viña del Mar, no Chile, entre os dias 6 a 8 de julho de 2015 - foram apresentados quatro projetos colaborativos interinstitucionais que serão desenvolvidos durante os próximos meses. Se você deseja conhecer mais sobre essas iniciativas ou está interessado em participar em alguma delas, entre em contato com Marcela Larenas, coordenadora da comunidade TICAL (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.).

Os projetos são:

  1. Formação de CSIRTs acadêmicos na América Latina. Apresentado pelas redes nacionais do Brasil (RNP), Equador (CEDIA) e Chile (REUNA).
  2. Repositório Semântico de Pesquisadores, apresentado pela Universidade de Cuenca e apoiado por CEDIA.
  3. Proposta às Universidades da América Latina para incorporar temas de Tecnologia e Governança de Internet em seus cursos, utilizando ferramentas TIC. Coordenado por Internet Society - ISOC.
  4. Catálogo de Iniciativas de Software da América Latina, coordenado pelo Conselho Interuniversitário Nacional (CIN), Argentina.

A Conferência TICAL é o espaço aonde a comunidade TICAL se reúne para nutrir-se de experiências, iniciativas e conhecimentos expostos por especialistas das universidades da região (principalmente), e para aportar soluções significativas e inéditas para todos os âmbitos do trabalho universitário a partir da área das tecnologias de informação e comunicação (TIC).

TICAL2015 | Viña del Mar, Chile, 6 a 8 de julho de 2015
TICAL2014 | Cancún, México, 26 a 28 de maio de 2014
TICAL2013 | Cartagena de Índias, Colômbia, 8 e 9 de julho de 2013
TICAL2012 | Lima, Peru, 2 e 3 de julho de 2012
TICAL2011 | Cidade do Panamá, Panamá, 20 e 21 de junho de 2011

A Conferência TICAL também é um ótimo espaço para aquelas empresas e organizações que desejam obter informação de primeira linha no âmbito das TIC nas universidades latino-americanas.

Além da possibilidade de apresentar seus serviços e produtos na mostra comercial que acompanha a Conferência, seus representantes podem participar em todas as atividades programadas na Conferência, particularmente nas mesas de trabalho e discussão, o que lhes permite conhecer de fonte primeira os interesses, problemas do setor e também os projetos que as universidades estão realizando no âmbito das TIC. Também lhes dá a opção de realizar sessões de demonstração que potencializam sua aproximação com a comunidade acadêmica.

Para os membros da comunidade TICAL, esta aproximação com as empresas TIC é altamente positivo, pois lhes permite conhecer tendências, produtos e serviços e também comparar as alternativas oferecidas por cada provedor.

Nisso, a RedCLARA manifesta seu papel como articuladora e sua experiência na fronteira tecnológica. Se você é representante de uma empresa e deseja participar de futuras edições da Conferência TICAL, por favor escreva-nos no seguinte e-mail e entraremos em contato com você.

Marcela Larenas

Marcela Larenas
// Gerente de Estudos
 marcela.larenasatredclara.net
 (+56) 2 2584 86 18 #507
 Chile

Organizados pela RedCLARA, estes encontros são parte do ciclo de reuniões virtuais da comunidade TICAL e são realizados nos períodos de tempo entre as conferências anuais. Os encontros temáticos são definidos como atividades de colaboração dos diretores de tecnologia que integram a comunidade TICAL. Neste sentido, eles buscam entregar aos participantes uma instância de revisão e discussão sobre temas que foram definidos como interessantes pela comunidade.  Acesse o link para visitar o índice de encontros temáticos já realizados e obter todas as apresentações feitas.

Veja tudos os Encontros Temáticos TICAL >>

Próximos Encontros Temáticos:

5 de novembro: Projeto Multipresença

Propor um tópico da Encontro Temático: Escreva para:

Marcela Larenas

Marcela Larenas
// Gerente de Estudos
 marcela.larenasatredclara.net
 (+56) 2 2584 86 18 #507
 Chile

 

  1. Seminários ou palestras. Se realizam com relevantes expositores, que compartilham suas experiências e conhecimentos em determinados aspectos da discussão dos grupos temáticos que integram a comunidade TICAL e fomentam as melhores práticas na gestão de tecnologia da informação nas universidades. Os encontros temáticos pertencem a este linha.
  2. Busca de alianças para a geração de cursos e/ou materiais de aperfeiçoamento.
  3. Levantamentos de informação. São gerados para identificar projetos, problemas e necessidades comuns.
  4. Compartilhar através de um repositório os trabalhos e experiências dos integrantes da comunidade.
  5. Apresentação de empresas. Elas dão a conhecer seus produtos, soluções ou estratégias de incorporação tecnológica para as universidades da região.
  6. Busca de alianças e de aproximação com outras organizações de interesse para a comunidade.

 

Repositório: Como um dos objetivos da TICAL é propiciar o intercâmbio e estabelecer relações de trabalho entre os diretores de tecnologia de informação e comunicações da América Latina com o fim de compartilhar experiências e interesses em áreas próprias de seus ramos, foi criado este “repositório”, que inclui todos os trabalhos apresentados nas conferências anuais de TICAL. Os trabalhos incorporados a ele terão restrições de segurança de forma que não poderão ser modificados, de acordo com o compromisso assumido com seus autores. Desta forma, asseguramos proteger sua produção. Somente será possível visualizá-la para leitura, mas não será possível realizar edições. Para tanto, todos os trabalhos serão armazenados em formato PDF.

Comece sua pesquisa de documentos e publicações AQUÍ >>

Se você precisa de mais informações sobre a comunidade TICAL e suas atividades, por favor escreva-nos no seguinte e-mail e entraremos em contato com você:

Marcela Larenas

Marcela Larenas
// Gerente de Estudos
 marcela.larenasatredclara.net
 (+56) 2 2584 86 18 #507
 Chile

 

 

Fotos

RedCLARA en Twitter

RedCLARA Para impulsar y consolidar esfuerzos, Director Ejecutivo de RedCLARA visita México 🇲🇽. Lea más en… https://t.co/O33WmZtuvH
18hreplyretweetfavorite

Endereço RedCLARA

End.:
Avenida El Parque 4680-A, Oficina 108. Santiago.
CHILE.

Rambla República de México 6125. Montevideo 11400.
URUGUAY
CEP:
8580644
Fone:
(+56) 2 584 86 18
Skype:
oficina-redclara
SIP:
telefonia.redclara.net
e-Mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

markerEncontre-nos no Google Maps