RINGrid

ringridNome: Remote Instrumentation on Next Generation Grids - RINGridInício: 1 de outubro de 2006
Fim:  Abril 2008
Fundo: EC - FP6 - Acción de Apoyo Específico (SSA) para las IST (Tecnologías de la Sociedad de Internet)
Página web:  http://www.ringrid.eu/

Objetivo Geral: Validar e fazer propostas para a padronização do uso de instrumentação remota nas Malhas Computacionais (grids).

Participantes: Coordenador - PSNC (Polônia), GUP (Áustria), GRNET (Grécia), CLMC (Bulgária), UNAM (México), CNIT (Itália), CLARA (América Latina), REUNA (Chile), RNP (Brasil), CNR/ISTI (Itália), UNIS (UK), TUI (Romênia).

A possibilidade de usar equipamentos científicos ou industriais, independente de sua localização física, ajuda na igualdade de oportunidades e na unificação das comunidades, e, subseqüentemente, abre novas oportunidades para a indústria, ciência e negócios. Além disso, tem um impacto político e estratégico muito importante, conforme caminhamos para uma Europa mais unificada.

A identificação sistemática dos instrumentos e comunidades usuárias correspondentes, a definição de suas exigências, bem como a análise cuidadosa da sinergia da instrumentação remota com as redes de comunicações de alta velocidade da próxima geração e a infra-estrutura de rede será a base para a definição das recomendações para projetar os Serviços de Instrumentação Remota da próxima geração.

Durante o período definido de 18 meses, e com um orçamento total de 999.165 € (770.650 € financiados pela Comissão Européia) os associados do RINGrid pretendem atingir os seguintes objetivos:

  • identificação dos instrumentos e comunidades de usuários e definição das exigências;
  • sinergia entre a instrumentação remota e as redes de comunicação de alta velocidade da próxima geração e infra-estruturas de rede;
  • análise de tendências e recomendações para projetar Serviços de Instrumentação Remota da próxima geração;
  • promoção do acesso igualitário às oportunidades européias de e-Infra-estrutura; e
  • disseminação dos resultados do projeto para os grupos de usuários científicos e comerciais.
  • A estrutura funcional do RINGrid é composta de seis Pacotes de Trabalho (WP), cada um dos quais tratando de diferentes áreas do projeto:

WP1: administração;
WP2: identificação dos instrumentos e comunidades de usuários e definição das exigências;
WP3: avaliação e exigências das infra-estruturas;
WP4: tendências emergentes futuras e recomendações;
WP5: disseminação, padronização e cooperação com outros projetos; e
WP6: implementação de protótipo e verificação.
Participação de CLARA no RINGrid

CLARA participa do projeto RINGrid através de dois de seus membros: a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a NREN brasileira, e REUNA (Red Universitaria Nacional) a NREN do Chile.

O RINGrid também visa a aumentar a cooperação científica nos estados-membros da União Européia (UE) bem como nos países candidatos a EU e países na América Latina, usando a infra-estrutura da RedCLARA possibilitada pelo Projeto ALICE da UE.

Em relação ao desenvolvimento do projeto, a REUNA e a RNP, como a CLARA, fazem parte dos Pacotes de Trabalho 2, 3, 4, 5 e 6. Isto significa que deverão trabalhar nas seguintes tarefas:

WP2: Definição dos instrumentos, exigências das proprietárias dos instrumentos e beneficiárias potenciais (usuária final). Para realizar esta tarefa, a REUNA e a RNP devem identificar os instrumentos e comunidades de usuários, bem como as definições das exigências nas diferentes áreas. Enquanto a RNP deverá focalizar a ciência de materiais e astronomia, a REUNA deverá centralizar sua atenção na astronomia (principalmente através do observatório AURA), instrumentos remotos UCRAV atuais e outros novos instrumentos. A REUNA e a RNP também deverão se esforçar para ampliar o impacto do projeto, tentando identificar áreas adicionais para aplicação dos benefícios da instrumentação remota, respectivamente no Chile e no Brasil, através da interação com as agências nacionais para financiamento de instrumentação científica nestes dois países, e com as instituições beneficiadas por este suporte.

WP 3: Identificar as exigências para instrumentação remota em cada aspecto do cenário de medição.

WP 4: Análise do acesso e evolução da rede central em relação aos serviços de instrumentação remota. CLARA deverá fornecer seu suporte para analisar o impacto das redes da próxima geração e desenvolvimento de infra-estruturas de rede nos países da América Latina.

WP 5: Disseminação e cooperação com outros projetos e órgãos de padronização.

WP6: Implementação de protótipo e verificação; o projeto de instrumentação remota UCRAV será instalado na infra-estrutura piloto da RINGrid, em conjunto com outras ferramentas/serviços de instrumentação remota que atualmente são operados por alguns dos associados da RINGrid.

 

Fotos

RedCLARA en Twitter

RedCLARA Para impulsar y consolidar esfuerzos, Director Ejecutivo de RedCLARA visita México 🇲🇽. Lea más en… https://t.co/O33WmZtuvH
18hreplyretweetfavorite

Endereço RedCLARA

End.:
Avenida El Parque 4680-A, Oficina 108. Santiago.
CHILE.

Rambla República de México 6125. Montevideo 11400.
URUGUAY
CEP:
8580644
Fone:
(+56) 2 584 86 18
Skype:
oficina-redclara
SIP:
telefonia.redclara.net
e-Mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

markerEncontre-nos no Google Maps