e-CienciAL

eciencialInício: Maio 2008
Fim: Novembro 2010
Fundo: OEA - FEMCIDI

Objetivo Geral: Resolver a brecha relativa ao insuficiente nível da e-Ciência na América Latina, entendida como o conjunto de atividades cientificas desenvolvidas mediante o uso de recursos distribuídos no mundo através da Internet.

Participantes: RedCLARA (Uruguai), Instituição Coordenadora
INNOVA|RED (Argentina), ADSIB (Bolívia), RNP (Brasil), REUNA (Chile), RENATA (Colômbia), Cedia (Equador), RAICES (El Salvador), RAGIE (Guatemala), CUDI (México), RedCyT (Panamá), RAAP (Peru), RAU (Uruguai), CENIT-REACCIUN (Venezuela).

 

- Tutorial web: Filme flash que define o projeto eCienciAL.
- Folheto eCienciAL.
- Ficha curso Formulação e Execução de Projectos.

Com data de 12 de março de 2008, a Junta Diretiva da Agência Interamericana para Cooperação e Desenvolvimento (AICD) em sua XXI Reunião, aprovou o projeto “Programa de Incentivo ao Uso de Redes Avançadas na América Latina para Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação”, que foi apresentado ao Fundo Especial Multilateral do CIDI (FEMCIDI) em 31 de julho de 2007.

O projeto, que receberá um financiamento de US$ 155.320 para seu primeiro ano de execução, tem como data de início o mês de maio de 2008, concluindo o primeiro período em 31 de março de 2009.

Este projeto pretende solucionar o problema relativo ao insuficiente nível da e-Ciência na América Latina, entendida esta como o conjunto de atividades científicas desenvolvidas mediante o uso de recursos distribuídos no mundo através da Internet. Há quatro anos a América Latina, apoiada pela Comissão Européia, implementou uma infra-estrutura de telecomunicações de primeiro nível para possibilitar que a comunidade científica e tecnológica se somasse à corrente mundial da e-Ciência. Não obstante, as atividades científicas que atualmente são realizadas através de dita infra-estrutura são ainda escassas. A falta de articulação e diálogo entre os pesquisadores, somados a uma massa crítica baixa e ao desconhecimento que ainda existe sobre ditas redes, são algumas das razões desta situação, o que se traduz em uma perda cada dia maior da competitividade em ciência e tecnologia para a região.

Neste contexto, este projeto tem como propósito a melhoria das atividades de e-Ciência nas áreas de ciência e tecnologia. Os resultados do projeto preencherão os vazios atualmente existentes e que dificultam o avanço da e-Ciência. Estes são a geração de uma agenda estratégica para a e-Ciência, que articulará e orientará os esforços dos países neste sentido. Por outro lado, serão formadas redes de trabalho em diversas áreas, que serão capacitadas nas potencialidades das redes avançadas como ferramenta para suas atividades. Serão aprimoradas as habilidades do amplo conjunto de pesquisadores na formulação de projetos competitivos usando redes avançadas e será construído um sistema de informação e colaboração para a e-Ciência na América Latina. Este sistema, em particular, pretende cobrir uma grande necessidade amplamente sentida, relativa à falta de informação e visibilidade da atividade científica da região, assim como à dificuldade para articular redes de trabalho.

O projeto será executado pela Cooperação Latino-americana de Redes Avançadas (CLARA), em conjunto com treze redes nacionais acadêmicas sócias.

Os benefícios do projeto continuarão mesmo após sua finalização, pois haverá uma comunidade científica articulada e capacitada para empreender projetos através de redes avançadas.

Produtos compreendidos pelo projeto:

Produto 1: Agenda Estratégica para a e-Ciência, validada pela comunidade científica e tecnológica da América:

1.1. Análise Documental
1.2. Pesquisa de opinião Delphi sobre e-Ciência na América Latina
1.3. Diálogos Regionais
1.4. Workshop

Produto 2: Incremento dos grupos de pesquisa em ciência e tecnologia através de Redes Acadêmicas Avançadas:

2.1. Información de la comunidad científica
2.2. Conformación y fortalecimiento de grupos de trabajo en áreas de e-Ciencia
2.3. Capacitación de los grupos de trabajo en redes avanzadas

Producto 3: Incremento das habilidades da comunidade científica para identificação, formulação e execução de projetos competitivos através de Redes Acadêmicas Avançadas:

3.1. Projeto e desenvolvimento do plano de capacitação
3.2. Execução do plano de capacitação

Producto 4: Sistema de informação e colaboração para a ciência e tecnologia:

4.1. Projeto e implementação de software e hardware
4.2. Sistematização de informação
4.3. Gestão do sistema de informação e colaboração

Material de Difusão:

Análise Documental: Políticas, Instituições e Instrumentos Para o Desenvolvimento da Ciência, da Tecnología e da Inovação
Projeto SEDI/AICD/AE/319/07
Programa de Fomento do Uso de Redes Avançadas na América Latina Para o Desenvolvimento da Ciência, da Tecnologia e da Inovação
Outubro 2008

Archivos:

Introducción

Encuesta Delphi Sobre e-Ciencia en América Latina
Octubre de 2008
Proyecto SEDI/AICD/AE/319/07: Programa de Fomento al Uso de Redes Avanzadas en Latinoamérica para el Desarrollo de la Ciencia, la Tecnología y la Innovación

Livro e-Ciência - 2008:
"E-ciência para o Chile do Bicentenário"
O livro está estruturado sobre a base de entrevistas realizadas aos palestrantes internacionais que deram vida aos 2º Congresso Nacional de E-ciência, realizado por REUNA (NREN o Chile) nos dias 12 e 13 de setembro de 2007 no Santiago do Chile. Apresenta-se, além disso, um resumo do que foi o evento, com a exposição dos mais relevantes discursos breves aí expostos.

Abril 2008
72 páginas
- Versão em espanhol (Formato PDF)
- English version (PDF format)

Livro e-Ciência - 2007:
"e-Ciência para o Chile do Bicentenário: Experiências, Processos e Políticas"

Este livro é o resultado do I Congresso Nacional de e-Ciência, realizado no Chile por REUNA (NREN o Chile), com o patrocínio da Academia Chilena de Ciências e o financiamento do Programa Bicentenário de Ciência e Tecnologia do Conicyt. Junto com desenvolver e revisar em profundidade o tema da e-Ciência e suas implicâncias mundiais, com o objetivo de estabelecer um programa de E-ciência no Chile, apresenta entrevistas com os palestrantes internacionais que deram vida ao Congresso e reproduz a cabalidad o Foro aberto que no mesmo se desenvolveu.
Abril de 2007
128 páginas
Formato PDF

O Caso Australiano:

e-Research Coordinating Committee Chair: Dr Mike Sargent AM
An Australian e-Research Strategy and Implementation Framework Final Report of the e-Research Coordinating Committee to the Minister for Education, Science and Training and the Minister for Communications, Information Technology and the Arts
12 April 2006
69 páginas
Formato PDF

National Collaborative Research Infrastructure Strategy
Strategic Roadmap
February 2006
60 páginas
Formato PDF

National Collaborative Research Infrastructure Strategy
Draft Investment Plan for the research capability
Platforms for Collaboration
50 páginas
Formato PDF

National Research Infrastructure Strategic Framework
The Final Report of the National Research Infrastructure Taskforce

Dr Mike Sargent AM Chair
October 2003
126 páginas
Formato PDF

A Wealth of Knowledge
The return on investment from ARC-funded research

Report to the Australian Research Council
18th August 2003
107 páginas
Formato PDF

A Framework for an Australian Research and Education Network
The Final Report of the Systemic Infrastructure Initiative
Higher Education Bandwidth Advisory Committee
Dr. Mike Sargent AM
Chair
November 2002
Formato PDF

Livro Branco e-Ciência em Espahaa
2004
Formato PDF

Diálogos Regionais en torno a la e-Ciência na América Latina
Octubre de 2008
Projeto SEDI/AICD/AE/319/07: Programa de Fomento al Uso de Redes Avanzadas en Latinoamérica para el Desarrollo de la Ciencia, la Tecnología y la Innovación

Agenda Estratégica para la e-Ciencia en América Latina
Enero de 2009
Proyecto SEDI/AICD/AE/319/07: Programa de Fomento al Uso de Redes Avanzadas en Latinoamérica para el Desarrollo de la Ciencia, la Tecnología y la Innovación

Informe Final: Conformación y fortalecimiento de grupos de trabajo en áreas de e-Ciencia
Julio de

 

 

Fotos

RedCLARA en Twitter

RedCLARA Para impulsar y consolidar esfuerzos, Director Ejecutivo de RedCLARA visita México 🇲🇽. Lea más en… https://t.co/O33WmZtuvH
18hreplyretweetfavorite

Endereço RedCLARA

End.:
Avenida El Parque 4680-A, Oficina 108. Santiago.
CHILE.

Rambla República de México 6125. Montevideo 11400.
URUGUAY
CEP:
8580644
Fone:
(+56) 2 584 86 18
Skype:
oficina-redclara
SIP:
telefonia.redclara.net
e-Mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

markerEncontre-nos no Google Maps