Fortalecimento das Redes Nacionais

Nome: Fortalecimento das Redes Acadêmicas Avançadas Regionais através de RedCLARA como Bem Público Regional
Início: Janeiro 2007
Fim: Janeiro 2011
Fundo: BID-BPR

Objetivo Geral:  Estimular e fortalecer as redes nacionais do âmbito normativo, a estruturação institucional – e a geração de um novo modelo de membresia para RedCLARA-, a gestão de planos de negócios das redes e o desenvolvimento de redes temáticas regionais e a criação de conteúdo.

Participantes: RedCLARA (Uruguai), Instituição Coordenadora
América Latina: INNOVA|RED (Argentina), ADSIB (Bolívia), RNP (Brasil), REUNA (Chile), RENATA (Colômbia), CR2Net (Costa Rica), Cedia (Equador), RAICES (El Salvador), RAGIE (Guatemala), CUDI (México), RedCyT (Panamá), RAAP (Peru), RAU (Uruguai), REACCIUN (Venezuela).
Europa: RHUTA (Honduras), RENIA (Nicarágua), ARANDU (Paraguai)

Fortalecimento das Redes Acadêmicas Avançadas Regionais através de RedCLARA como Bem Público Regional

Em 25 de Abril de 2006, foi recebida do BID a notificação oficial da atribuição de fundos ao projeto "Fortalecimento das Redes Acadêmicas Avançadas Regionais através de Clara como Bem Público Regional", que fora apresentado em outubro de 2005 no Concurso de Bens Públicos Regionais do BID.

O projeto, que receberá um financiamento de US$ 600.000 e começará no início do ano de 2007, contempla as seguintes atividades:

a) Buscará a coordenação das políticas regionais, nos âmbitos de ciência, tecnologia e inovação, para as quais a RedeCLARA é o instrumento de trabalho por excelência, com os organismos reguladores de telecomunicações, de forma que sejam geradas políticas de telecomunicações regionais que favoreçam o desenvolvimento do setor.

b) Serão realizados estudos para a harmonização das "Políticas de Uso Aceitável" a um mínimo regional. Os países discutirão e definirão certas Políticas Comuns Mínimas que permitam fazer da rede regional um espaço de trabalho com regras claras que favoreçam sua relação com entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, fazendo deste um espaço de colaboração que beneficie toda a região e receba os apoios financeiros e políticos imprescindíveis à sua sustentabilidade. Para o sucesso dos resultados deste componente, será fundamental a criação de alianças com outros foros públicos e mistos como REGULA TEL e o Plano eLAC2007.

a) Consultoria para construir o "Plano de Evolução da CLARA com Horizonte 2010", o que deverá assegurar que a CLARA seja um instrumento eficaz e eficiente para o desenvolvimento conjunto das redes avançadas na região e a interlocutora válida das redes regionais tecnologicamente mais avançadas.

b) Consultoria que permita desenvolver e pôr em marcha um "Plano de evolução organizacional e financeiro da Secretaria Executiva da CLARA" que garanta que a Secretaria Executiva disponha da estrutura e dos meios adequados para desempenhar as responsabilidades que lhe atribui o Conselho Diretivo.

c) Consultoria que desenvolva um "Modelo de Associação" que vise à incorporação de empresas e a uma forte relação com o setor de inovação e o público de cada país e da região, de modo a assegurar que todos os atores regionais do desenvolvimento cientifico-tecnológico e da inovação tenham um espaço e contribuam para o desenvolvimento e a manutenção da RedeCLARA.

d) Desenvolvimento de Reuniões de Busca de Sócios nacionais e internacionais que se convertam em colaboradores financeiros permanentes da RedeCLARA.

a) Consultorias para construir um "Plano de Negócio de cada uma das Redes Nacionais" de modo a assegurar que todas as redes nacionais disponham de planos de negócios ou de gestão, adequados à sua realidade e elaborados com os melhores padrões profissionais.

b) Consultoria para desenvolver um "Plano Mestre de Marketing" que assegure que todas as redes nacionais disponham de uma referência que lhes permita desenvolver planos de marketing a partir de seus serviços, adequados às suas próprias realidades, mas que aproveitem o conhecimento coletivo do bem produzido.

c) Consultoria que permita sistematizar e difundir as "Boas Práticas em Construção e Gestão de Redes Nacionais", aproveitando as inovações bem-sucedidas realizadas nas redes nacionais.

d) Consultoria que realize uma série de "Seminários de Fortalecimento da Capacidade Gerencial", para o desenvolvimento das habilidades gerenciais dos responsáveis pelas distintas redes nacionais, já que a maioria deles vem do mundo acadêmico.

e) Consultoria que desenvolva um "Sistema de Informação de Redes Nacionais" que assegure a disponibilidade permanente, atualizada e sistematizada de informação sobre as redes nacionais e seus membros, permitindo a comparação e o conhecimento público das atividades e sucessos destas entidades.

f) Consultoria que elabore Documentação Executiva sobre Uso de Aplicações de Redes Avançadas, para facilitar o posicionamento do conceito de redes avançadas em todas as comunidades relevantes.

a) Consultorias que apóiem a formação e o fortalecimento de comunidades temáticas na América Latina, por meio da identificação das comunidades de interesse, do desenvolvimento de reuniões temáticas e da formulação de projetos conjuntos a serem submetidos a agências de financiamento.

b) Consultoria que promova um programa de identificação e apoio a projetos multinacionais de colaboração, de interesse governamental, que utilizem ou possam utilizar redes avançadas, fortalecendo assim o posicionamento da CLARA perante os governos da região.

Mais informações em: http://www.iadb.org/int/redes/rpg/index.aspx?mid=50&scid=203&cid=180

Fotos

RedCLARA en Twitter

RedCLARA Para impulsar y consolidar esfuerzos, Director Ejecutivo de RedCLARA visita México 🇲🇽. Lea más en… https://t.co/O33WmZtuvH
18hreplyretweetfavorite

Endereço RedCLARA

End.:
Avenida El Parque 4680-A, Oficina 108. Santiago.
CHILE.

Rambla República de México 6125. Montevideo 11400.
URUGUAY
CEP:
8580644
Fone:
(+56) 2 584 86 18
Skype:
oficina-redclara
SIP:
telefonia.redclara.net
e-Mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

markerEncontre-nos no Google Maps