ALICE2

alice2Nome: América Latina Interconectada Con Europa 2 - ALICE2
Início: 1 de dezembro de 2008
Fim: Janeiro 2013
Fundo: Programa @LIS - EC
Página web: http://alice2.redclara.net

Objetivo Geral: Incentivar e apoiar a pesquisa colaborativa dentro da América Latina e desta com a Europa através do fortalecimento da RedCLARA (Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas) e sua infraestrutura de rede, além de promover a criação e manutenção de comunidades de pesquisa que trabalhem em assuntos relativos ao desenvolvimento (ONU - Metas de Desenvolvimento do Milênio - ODM) e aos temas levantados pelo FP7 (7º Programa Marco - Comissão Europeia).

Participantes: RedCLARA (Uruguai), Instituição Coordenadora
América Latina: INNOVA|RED (Argentina), ADSIB (Bolívia), RNP (Brasil), REUNA (Chile), RENATA (Colômbia), RedCoNARE (Costa Rica), Cedia (Equador), RAICES (El Salvador), RAGIE (Guatemala), CUDI (México), RedCyT (Panamá), RAAP (Peru), RAU (Uruguai), CENIT - REACCIUN (Venezuela).
Europa: DANTE (Reino Unido), RENATER (França), GARR (Itália), FCCN (Portugal), RedIRIS (Espanha).

Financiamiento da CE: € 12,000,000

Contraparte América Latina: € 6,000,000

Plano de trabalho: Mediante o desenvolvimento de uma infraestrutura de rede óptica, será implementada na região uma rede com serviços equivalentes às de GÉANT2; sob o nome de RedCLARA2; esta sustentará as ações das comunidades de pesquisa que serão geradas no projeto para trabalhar em prol da criação de soluções para os problemas identificados nas metas de desenvolvimento do milênio (MDG) e pelo 7º Programa Marco. Será enfatizada a inclusão de todos os países da região, a sustentabilidade permanente da rede e suas ações, e a formação de recursos humanos altamente qualificados.

Resultados esperados:

  • Uma infraestrutura passível de melhoras com alta qualidade e com baixos custos de manutenção, a RedCLARA2, a qual passará a ser a infraestrutura escolhida para a colaboração em termos de pesquisa e educação na América Latina e com a Europa.
  • Um conjunto de comunidades de usuários (pesquisadores, educadores, estudantes) que trabalhem juntos para resolver os assuntos relacionados com as MDG e que participem nos chamados do ALFA & FP7.
  • Uma organização sólida, bem administrada, participativa e sustentável com um modelo claro de financiamento.
  • Uma rede com ampla cobertura na região latino-americana com laços firmes com o Caribe.
  • Um grande grupo de técnicos, gerentes e líderes comunitários, com aptidões para colaboração com suas contrapartes europeias e aproveitar as oportunidades de financiamento.


Objetivos e Pacotes de Trabalho

O desenvolvimento de ALICE2 se estrutura em Pacotes de Trabalho, os quais têm relação com os cinco objetivos do projeto. A estes cinco objetivos se soma um sexto, o de Visibilidade, relativo a todas as tarefas de difusão das ações do Projeto, as que devem ser concordantes com os parâmetros de Visibilidade definidos pela Comissão Europeia.

Objetivos ALICE2:

1. Estender e Ampliar o Desenvolvimento da RedCLARA: Manter e continuar o desenvolvimento da infraestrutura da RedCLARA com a entrega de um entorno contínuo, inclusivo e persistente para a colaboração eletrônica para a pesquisa e educação na América Latina, enfatizando em apoiar um espaço de colaboração de educação superior e pesquisa entre a América Latina e a Europa. Esta versão melhorada da RedCLARA estará baseada em contratos IRU (Direito Irrevogável de Uso) para fibra escura e longitudes de onda, para assegurar baixos custos permanentes.

2. Promoção de Aplicações: Criar comunidades de usuários para assegurar a utilização da RedCLARA em aplicações relacionadas com os MDG, assim como promover a colaboração dentro da América Latina e com os pesquisadores europeus nas prioridades de FP7 e fortalecer a colaboração com iniciativas europeias tais como: ESO, os Observatórios Pierre Auger e TIGO, entre outras.

3. Sustentabilidade: Desenvolver um modelo de financiamento que dê estabilidade e sustentabilidade a longo prazo para as redes regionais latino-americanas de pesquisa e educação. Este modelo estará baseado em uma organização CLARA mais firme, em um modelo de distribuição de custos amplamente adotado e uma sólida administração financeira.

4. Inclusão: Consolidar a cobertura geográfica existente a longo prazo da RedCLARA, e tentar expandi-la para incluir as comunidades de pesquisa e educação em desenvolvimento dos países América Latina, e continuar contribuindo para a inclusão digital da região mediante suas comunidades de pesquisa e educação. Para fazer isto, o projeto tentará envolver todos os países latino-americanos no Projeto e gerar sinergias com as NRENs, criando uma infraestrutura terrestre de comunicações que possa também ser usada localmente para construir ou estender as NRENs.

5. Formação de Recursos Humanos: Fortalecer as NRENs e suas comunidades de usuários para que passem a ser jogadores ativos na comunidade de redes de pesquisa e educação, dando treinamento e ferramentas para suas comunidades técnicas, de administração e acadêmicas.

6. Visibilidade.

Pacotes de Trabalho:

WP1 - Gerência do Projeto (responsável: CLARA)
WP2 - Licitação (responsável: CLARA)
WP3 - DDisseminação e Relações Públicas (responsável: CLARA)
WP4 - Tecnologias de Rede (responsável: RNP)
WP5 - Marketing e Serviços (responsável: CLARA)
WP6 - Promoção de Aplicações (responsável: RAGIE)
WP7 - Sustentabilidad (responsável: CUDI)
WP8 - Inclusão (responsável: RAICES)
WP9 - Capacitação (responsável: RNP)

 

Fotos

RedCLARA en Twitter

RedCLARA Para impulsar y consolidar esfuerzos, Director Ejecutivo de RedCLARA visita México 🇲🇽. Lea más en… https://t.co/O33WmZtuvH
18hreplyretweetfavorite

Endereço RedCLARA

End.:
Avenida El Parque 4680-A, Oficina 108. Santiago.
CHILE.

Rambla República de México 6125. Montevideo 11400.
URUGUAY
CEP:
8580644
Fone:
(+56) 2 584 86 18
Skype:
oficina-redclara
SIP:
telefonia.redclara.net
e-Mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

markerEncontre-nos no Google Maps