ELCIRA

elciraNome: Europe Latin America Collaborative e-Infrastructure for Research Activities - ELCIRA
Início: 1 de junho de 2012
Fim: Outubro de 2014
Fundo: EC – FP7 - Infraestruturas
Página web: http://www.elcira.eu/

Objetivo Geral: Coordenar uma série de ferramentas de colaboração e serviços desenvolvidos na Europa e na América Latina para prover um marco de interoperabilidade que facilite o trabalho dos grupos de investigação nessas duas regiões e impulsione a colaboração em projetos conjuntos de pesquisa.

Participantes: RedCLARA (Uruguai), Instituição Coordenadora
DANTE (Reino Unido), GARR (Itália), RNP (Brasil), RENATA (Colômbia), TERENA (Países Baixo), RedIRIS (Espanha).

Objetivos:

O projecto WHREN/LILA (WHREN: Western Hemisphere Research and Education Networks - Redes de Pesquisa e Educação do Hemisfério Ocidental / LILA: Links Interconnecting Latin America - Enlaces Interconectando a América Latina) iniciou-se em 2005 com o financiamento da Fundação Nacional de Ciências (NSF) dos Estados Unidos (Award #OCI-0441095) e o Projeto Fapesp nº 04/14414-2 da Rede Acadêmica do Sao Paulo (ANSP).

WHREN/LILA estabelece um enlace de Fibra Escura entre Tijuana (MX) e San Diego (US) que permite conectar o nó da RedeCLARA entre Tijuana com o CENIC (Corporation for Education Network Initiatives of Califórnia), e além disso um enlace de 1,2 Gbps via LAN Nautilus entre o São Paulo e o nó em Miami (EUA).

1. Impulsionar a criação de federações na América Latina para os mecanismos de autenticação, autorização e identidade (AAI), e sua integração com a EduGAIN (Europa).

2. Coordenar o desenvolvimento e a implementação de ferramentas de colaboração e serviços para as comunidades de pesquisa da Europa e América Latina por meio de:
a. Estabelecimento de bases para o desenvolvimento de um serviço de videoconferência Europa-América Latina de alta qualidade integrado com EduCONF;
b. criação e promoção de um protótipo de Portal de colaboração para os usuários das comunidades de ambos continentes, baseado num estilo de serviço na nuvem (Cloud) do Portal da RedCLARA, enriquecido com ferramentas de código livre desenvolvidas na Europa.

3. Estabelecer a necessária coordenação e os acordos para impulsionar o desenvolvimento dos serviços eduroam nos países da América Latina.

4. Promover ativamente a colaboração entre os investigadores latino-americanos e europeus por meio do acesso adequado à informação, a divulgação de oportunidades, o treinamento e o apoio para o uso de ferramentas de colaboração eletrônicas e outras atividades.

Fotos

RedCLARA en Twitter

RedCLARA Para impulsar y consolidar esfuerzos, Director Ejecutivo de RedCLARA visita México 🇲🇽. Lea más en… https://t.co/O33WmZtuvH
18hreplyretweetfavorite

Endereço RedCLARA

End.:
Avenida El Parque 4680-A, Oficina 108. Santiago.
CHILE.

Rambla República de México 6125. Montevideo 11400.
URUGUAY
CEP:
8580644
Fone:
(+56) 2 584 86 18
Skype:
oficina-redclara
SIP:
telefonia.redclara.net
e-Mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

markerEncontre-nos no Google Maps