Articulação

A RedCLARA não é só uma infraestrutura ideal para o crescimento das redes nacionais de pesquisa da região, com uma capacidade de tráfego de dados sem precedentes. É também importante para o desenvolvimento de parcerias regionais e intercontinentais. Estimulando a cooperação regional, a promoção do desenvolvimento científico e tecnológico, e a integração direta com as comunidades científicas do mundo, RedCLARA se tornou fundamental para a pesquisa e educação na América Latina: conecta a 12 países e 729 universidades (mais de 671.986 acadêmicos, 104.607 pesquisadores e 3.763.142 estudantes) em todo o continente, a velocidades de até 622Mbps.

Desde sua instauração, sobre RedCLARA se desenvolvem com êxito projetos em matérias fundamentais como mudanças climáticas, saúde, educação, superação da pobreza, malhas computacionais, astronomia, instrumentação remota, biodiversidade, física de alta energia, entre outras. Além disso, foi parte de 17 projetos colaborativos a nível regional e global; em cinco deles atuou como líder, demonstrando sua poderosa capacidade de articulação entre distintos países, instituições e pesquisadores. 

Projectos liderados por RedCLARA

Nome:Middleware for collaborative Applications and Global vIrtual Communities - MAGIC
Início: 01 de maio 2015
Fim: 30 de abril 2017
Fondo: Comisión Europea mediante su programa Horizonte 2020
Sitio web: http://www.magic-project.eu/
Objetivo Geral: Estabelecer uma série de acordos entre as regiões do mundo participantes de MAGIC para consolidar e completar o middleware requerido para a criação de um mercado de serviços e aplicativos em tempo real para as comunidades cientícas mundiais.
Parceiros: RedCLARA (América Latina) - instituição coordenadora, GÉANT (Europa), RENATA (Colômbia), RNP (Brasil), SURFnet (Países Baixos), REUNA (Chile), CEDIA (Equador), CUDI (México), RENATER (França), GRNET (Grécia), CESNET (República Checa), CKLN (Caribe), UbuntuNet Alliance (S&E África), WACREN (W&C África), ASREN (Estados Árabes), TEIN*CC (Ásia-Pacíco), CAREN NOC – NITC (Ásia Central), NIIFI (Hungria), CSIR (África do Sul).
Mais informações >>

 
Início: 1 de junho de 2012
Fim: Outubro de 2014
Fundo: EC – FP7 - Infraestruturas
Página web: http://www.elcira.eu/
Objetivo Geral: Coordenar uma série de ferramentas de colaboração e serviços desenvolvidos na Europa e na América Latina para prover um marco de interoperabilidade que facilite o trabalho dos grupos de investigação nessas duas regiões e impulsione a colaboração em projetos conjuntos de pesquisa.
Participantes: RedCLARA (Uruguai), Instituição Coordenadora
DANTE (Reino Unido), GARR (Itália), RNP (Brasil), RENATA (Colômbia), TERENA (Países Baixo), RedIRIS (Espanha).
Mais informações >>


Início: 1 de dezembro de 2008
Fim: Janeiro 2013
Fundo: Programa @LIS - EC
Página web: http://alice2.redclara.net
Objetivo Geral: Incentivar e apoiar a pesquisa colaborativa dentro da América Latina e desta com a Europa através do fortalecimento da RedCLARA (Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas) e sua infraestrutura de rede, além de promover a criação e manutenção de comunidades de pesquisa que trabalhem em assuntos relativos ao desenvolvimento (ONU - Metas de Desenvolvimento do Milênio - ODM) e aos temas levantados pelo FP7 (7º Programa Marco - Comissão Europeia).
Participantes: RedCLARA (Uruguai), Instituição Coordenadora
América Latina: INNOVA|RED (Argentina), ADSIB (Bolívia), RNP (Brasil), REUNA (Chile), RENATA (Colômbia), RedCoNARE (Costa Rica), Cedia (Equador), RAICES (El Salvador), RAGIE (Guatemala), CUDI (México), RedCyT (Panamá), RAAP (Peru), RAU (Uruguai), CENIT - REACCIUN (Venezuela).
Europa: DANTE (Reino Unido), RENATER (França), GARR (Itália), FCCN (Portugal), RedIRIS (Espanha).
Mais informações >>


Início: 18 de junho de 2010
Fim: Janeiro 2013
Fundo: BID-BPR
Página web: http://lareferencia.redclara.net/rfr/
Objetivo Geral: Contribuir para compartilhar e dar visibilidade à produção científica gerada nas instituições de ensino superior e de pesquisa científica; seu propósito, a criação de uma estratégia consensual e um quadro de acordos relativos à interoperabilidade e gerenciamento de informações para a construção e manutenção de uma rede federada de repositórios institucionais de publicações científicas (BPR) para armazenar, compartilhar e dar visibilidade a produção científica na América Latina. A estratégia terá como objetivo chegar a acordos e estabelecer políticas regionais quanto ao armazenamento, acesso e recuperação das coleções e serviços disponíveis, a definição de padrões de interoperabilidade, o uso de ferramentas para registro de documentos, segurança e qualidade, propriedade intelectual e direitos autorais, e outros aspectos a serem considerados para o crescimento sustentável da BPR.
Participantes: RedCLARA (Uruguai), Instituição Coordenadora
Argentina: Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva (MINCYT), Rede Nacional de Pesquisa e Educação de Argentina (INNOVA/RED); Brasil - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Chile: Comissão Nacional de Investigação em Ciência e Tecnologia (CONICYT), Rede Universitária Nacional (REUNA); Colômbia: Instituto Colombiano para o Desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia (COLCIENCIAS), Ministério de Educação (MEN), Rede Nacional Acadêmica de Tecnologia Avançada (RENATA); Equador: Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia (SENACYT), Consórcio Equatoriano para o Desenvolvimento de internet Avançado (CEDIA); México: Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CONACYT), Corporação Universitária para o Desenvolvimento de Internet (CUDI); Peru - Rede Acadêmica Peruana (RAAP), Venezuela – Fundação Centro Nacional de Inovação Tecnológica (CENIT).
Mais informações >>


Início: Janeiro 2007
Fim: Janeiro 2011
Fundo: BID-BPR
Objetivo Geral:  Estimular e fortalecer as redes nacionais do âmbito normativo, a estruturação institucional – e a geração de um novo modelo de membresia para RedCLARA-, a gestão de planos de negócios das redes e o desenvolvimento de redes temáticas regionais e a criação de conteúdo.
Participantes: RedCLARA (Uruguai), Instituição Coordenadora
América Latina: INNOVA|RED (Argentina), ADSIB (Bolívia), RNP (Brasil), REUNA (Chile), RENATA (Colômbia), CR2Net (Costa Rica), Cedia (Equador), RAICES (El Salvador), RAGIE (Guatemala), CUDI (México), RedCyT (Panamá), RAAP (Peru), RAU (Uruguai), REACCIUN (Venezuela).
Europa: RHUTA (Honduras), RENIA (Nicarágua), ARANDU (Paraguai)
Mais informações >>


Início: Maio 2008
Fim: Novembro 2010
Fundo: OEA - FEMCIDI
Objetivo Geral: Resolver a brecha relativa ao insuficiente nível da e-Ciência na América Latina, entendida como o conjunto de atividades cientificas desenvolvidas mediante o uso de recursos distribuídos no mundo através da Internet.
Participantes: RedCLARA (Uruguai), Instituição Coordenadora
INNOVA|RED (Argentina), ADSIB (Bolívia), RNP (Brasil), REUNA (Chile), RENATA (Colômbia), Cedia (Equador), RAICES (El Salvador), RAGIE (Guatemala), CUDI (México), RedCyT (Panamá), RAAP (Peru), RAU (Uruguai), CENIT-REACCIUN (Venezuela).
Mais informações >>

Projectos nos quais RedCLARA participou

Nome: Transafrican Network Development - TANDEM
Início: 1º de Maio de 2015
Fim: 30 de Abril de 2017
Financiamento: Comissão Europeia – Horizonte 2020
Website: http://www.tandem-wacren.eu/
Objetivo Geral: TANDEM busca apoiar o diálogo entre a União Europeia e as Redes Nacionais de Pesquisa e Educação (NRENs, por sua sigla em inglês) da África, com especial atenção à África ocidental e central.
Parceiros: Institut de Recherche pour le Développement (IRD, França), West & Central African Research and Education Network (WACREN, Gana), GÉANT (Reino Unido), Groupement d’Intérêt Public pour le Réseau National de Communications pour la Technologie, l’Enseignement et la Recherche (França), Centre de Coopération International en Recherche Agronomique pour le Développement (França), Sigma Orionis (França), Brunel University London (Reino Unido), UbuntuNetAlliance for Research & Education Network (Malawi), Cooperación Latino-Americana de Redes Avanzadas - RedCLARA (Uruguai).

Mais informações >>


Início: Novembro 2012
Fim: Maio 2015
Fundo: EC - FP7
Página web:  http://www.chain-project.eu/
Objetivo Geral: Promover e apoiar a colaboração científica e tecnológica através de diferentes infraestruturas eletrônicas, adotadas e exploradas em vários continentes, para definir um passo rumo a um ecossistema global de infraestruturas eletrônicas que permitem que as Comunidades Virtuais de Pesquisa (VRC - Virtual Research Communities), os grupos de pesquisa e até mesmo pesquisadores individuais possam acessar e usar eficientemente os recursos distribuídos globalmente (por exemplo: recursos de computação, armazenamento, dados, serviços, ferramentas, aplicativos).
Participantes: INFN (Itália) – coordenador, CIEMAT (Espanha), GRNet (Grécia), CESNET (República Checa), UbuntuNet Alliance (África Subsaariana), RedCLARA (América Latina), IHEP (China), ASREN (Estados Árabes), SIGMA (França).
Mais informações >>


Início: 15 de dezembro de 2010
Fim: Novembro 2012
Fundo: EC - FP7 - Infraestruturas
Página web:  http://www.chain-project.eu/web/old-project
Objetivo Geral: Coordenar e potencializar esforços e resultados recentes com uma visão de modelo de interação harmonizada e otimizada para e-Infraestrutura e especificamente para interfaces de grid (malhas) entre Europa e o resto do mundo.
Participantes: INFN (Itália) – coordenador, CIEMAT (Espanha), GRNet (Grécia), CESNET (República Checa), UbuntuNet Alliance (África Subsaariana), RedCLARA (América Latina), IHEP (China), PSA (Índia).
Mais informações >>


Início: 2 de maio de 2011
Fim: Janeiro 2013
Fundo: EC – FP7 - Capacities
Página web: http://www.ella-int.eu/
Objetivo Geral: Explorar alternativas para resolver a falta de conectividade entre a América Latina e a União Europeia, através da promoção de uma maior concorrência entre os fornecedores no mercado de cabos submarinos. Assim, os resultados deste estudo, que deverá conduzir à construção de um cabo novo e eficiente, terão o impacto social de beneficiar todos os usuários dos serviços de telecomunicações. Uma instalação a tempo pode gerar um rápido retorno sobre o investimento e, portanto, ser atraente para os parceiros a partir da perspectiva de negócios.
Participantes: GARR (Itália) – Coordenador, RedCLARA (América Latina), RNP (Brasil), FCCN (Portugal), RedIRIS - Red.es (Espanha), InnovaRed (Argentina).
Mais informações >>

Início: 4 de novembro de 2010
Fim: 30 de junho de 2011
Fundo: EC - FP7
Página web:  http://www.evalso.eu/evalso/
Objetivo Geral: Permitir o acesso virtual aos observatórios da América do Sul. As instalações experimentais de nível mundial se localizam habitualmente em locais remotos, o que torna a exploração deles social e economicamente difícil. A comunidade europeia de pesquisa depende dessas instalações para manter o seu papel e é aí que as tecnologias avançadas de rede podem desempenhar um papel importante. Este projeto utilizará normas existentes, sempre que estas sejam aplicáveis.
Participantes: Università di Trieste (Itália) – coordenador, ESO, GARR (Itália), Nederlandse Onderzoekschool voor Astronomie, INAF – Observatório Astronômico de Trieste, Queen Mary University of London, Cooperación Latino Americana de Redes Avanzadas (CLARA). Red Universitaria Nacional (REUNA - Chile), Astronomisches Institut Ruhr-Universität Bochum.
Mais informações >>


Início: 2008
Fim: 2011
Fundo: BID
Objetivo Geral: Gerar diretrizes para a implementação de políticas de Telessaúde na América Latina, a partir do intercâmbio de experiências que permitam sua elaboração, implementação e avaliação.
Participantes: Brasil: UFMGMS –Agência executora, Ministério da Saúde, RNP/RUTE, City of Belo Horizonte; CLARA (América Latina); México: Ministerio de Salud, CENETEC, CINVESTAV; Equador: Ministerio de Salud Pública, CEDIA, FUNDATEL; Colômbia: Ministerio de la Protección Social, RENATA; Argentina - Ministerio de Salud, Chile - Ministerio de Salud, El Salvador - Ministerio de Salud, Uruguay - Ministerio de Salud, Perú - Ministerio de Salud.
Mais informações >>


Início: 21 de setembro de 2010
Fim: setembro 2012
Fundo: EC – FP7 - Capacidades
Página web:  http://www.gisela-grid.eu/
Objetivo Geral: Implementar um modelo de sustentabilidade para a Iniciativa de Grid Latino-Americana (LGI) com base nas Iniciativas Nacionais de Grid (NGI) ou nas Estruturas Grid Domésticas Equivalentes (EDGS), em associação com a RedCLARA, as RNIE latino-americanas, em colaboração com a Iniciativa de Grid Europeia (EGI); fornecer às Comunidades de Pesquisa Virtual (VRCs) uma e-Infraestrutura e serviços para aplicativos relacionados necessários para melhorar a eficácia de sua pesquisa.
Participantes: CIEMAT (Espanha), CEDIA (Equador), CIDETYS (Panamá), CLARA (América Latina), CNRS (França), CUBAENERGIA (Cuba), CUDI (México), HLP (França), INFN (Itália), INNOVA-T (Argentina), RAAP (Polônia), REUNA (Chile), UdelaR (Uruguai), UFCG (Brasil) , UFRJ (Brasil), ULA (Venezuela), UNAM (México), UNIANDES (Colômbia), UDP (Portugal).
Mais informações >>


Início: 1 de janeiro de 2008
Fim: janeiro 2010
Fundo: EC – FP7 - Capacidades
Página web:  http://www.eu-eela.eu/
Objetivo Geral: Construir uma malha computacional de alta capacidade, com produção de qualidade e escalável, oferecendo acesso global, 24 horas por dia, a recursos de computação distribuída, armazenamento e rede, exigidos por uma ampla gama de aplicativos que operam em colaborações científicas entre a Europa (UE) e a América Latina (AL), com especial ênfase para a entrega de uma gama completa de serviços versáteis para atender os requisitos dos aplicativos e garantir a sustentabilidade a longo prazo da e-Infraestrutura para além da data de conclusão do projeto.
Participantes: CIEMAT (Espanha), CUBAENERGIA (Cuba), CLARA (América Latina), UCC-CMRC (Irlanda), HLP (França), CNRS (França), INFN (Itália), LINTI – UNLP (Argentina), REUNA (Chile), SENAMHI (Peru), ULA (Venezuela), UNIANDES (Colômbia), UNAM (México), UPORTO (Portugal), UFRJ (Brasil) y UTPL (Equador). Argentina: ILFP, LSC / UBA. Brasil: CEFET-RJ, UNILASALLE, FIOCRUZ, INCOR/USP, IME, LNCC, ON, RNP, SPRACE, UnB, UFCG, UFF, UFJF, UP Mackenzie. Chile: CEAZA, UDEC, UFRO, UTFSM, UVALPO. Colômbia: UIS. Francia: IPGP. Peru: CIP, PUCP, USMP. Portugal: UAVR, UMINHO. Espanha: CESGA, MAAT, UC, UCM, UEX, GR e CAP - UPV. Venezuela: USB.
Mais informações >>


Início: 1 de janeiro de 2006
Fim: janeiro 2008
Fundo: EC – FP6, SSA (Specific Support Action)
Objetivo Geral: esolver a brecha relativa ao insuficiente nível da e-Ciência na América Latina, entendida como o conjunto de atividades cientificas desenvolvidas mediante o uso de recursos distribuídos no mundo através da Internet.
Participantes: Coordenadora - CIEMAT (Espanha), CSIC (Espanha), UFRJ (Brasil), UPV (Espanha), ULA (Venezuela), CNEN (Brasil), INFN (Itália), CUBAENERGIA (Cuba), UTFSM (Chile), CLARA (América Latina), UFF (Brasil), UNAM (México), CEDERJ (Brasil), RNP (Brasil), CERN, LIP, SENAMHI (Peru), UC (Espanha), REUNA (Chile), UDEC (Chile), REDIRIS (Espanha), UNLP (Argentina).
Mais informações >>


Início: 1 de outubro de 2006
Fim:  Abril 2008
Fundo: EC - FP6 - Acción de Apoyo Específico (SSA) para las IST (Tecnologías de la Sociedad de Internet)
Página web:  http://www.ringrid.eu/
Objetivo Geral: Validar e fazer propostas para a padronização do uso de instrumentação remota nas Malhas Computacionais (grids).
Participantes: Coordenador - PSNC (Polônia), GUP (Áustria), GRNET (Grécia), CLMC (Bulgária), UNAM (México), CNIT (Itália), CLARA (América Latina), REUNA (Chile), RNP (Brasil), CNR/ISTI (Itália), UNIS (UK), TUI (Romênia).
Mais informações >>


Início: Maio 2008
Fim: 2010
Fundo: EC - FP6
Objetivo Geral: Criar um serviço Web que coordene e facilite o desenvolvimento de eventos globais distribuídos através de um software simples e popular.
Participantes: UPM – Coordenadora (Espanha), ASSA (Espanha), UCL (UK), JSI (Eslovênia), UbuntuNet (Malaui).
Mais informações >>


Início: 2005
Fim: 2007
Fundo: Programa de Conexão de Redes Internacionais de Pesquisa – NSF, e o Projeto Fapesp nº 04/14414-2 da Rede Acadêmica de São Paulo
Objetivo Geral:  Incrementar a taxa de descobrimentos e melhorar a educação nas Américas através da criação de uma infraestrutura que permita o intercâmbio, baseada em uma rede híbrida de serviços que apoiam tanto disciplinas específicas quanto serviços de rede de alto rendimento, computação distribuída, e redes de serviços em grandes distâncias geográficas.
Participantes: EE.UU: FIU – Coordenadora, CENIC, StarLight, Internet2; ANSP y RNP (Brasil); CUDI (México), REUNA (Chile), RedCLARA (América Latina).
Mais informações >>

Início: Junho 2003
Fim:  Março 2008
Página web:  http://alice1.archive.dante.net/
Fundo: EC – Programa @LIS
Objetivo Geral:  Criar uma infraestrutura de redes de pesquisa na América Latina e conectá-la com seu par europeu, GÉANT, por meio do protocolo de Internet (IP).
Participantes: DANTE (UK), Instituição Coordenadora.
Europa: RedIRIS (Espanha), RENATER (França), GARR (Itália) e FCCN (Portugal).
América Latina: RETINA (Argentina), ADSIB (Bolívia), RNP (Brasil), REUNA (Chile), Universidad del Cauca (Colômbia), CRnet (Costa Rica), RedUniv (Cuba), CEDIA (Equador), RAICES (El Salvador), RAGIE (Guatemala), UNITEC (Honduras), CUDI (México), CNU em representação de RENIA (Nicarágua), RedCyT (Panamá), ARANDU (Paraguai), RAP (Peru), RAU (Uruguai) y REACCIUN (Venezuela).
Mais informações >>

Fotos

RedCLARA en Twitter

RedCLARA Para impulsar y consolidar esfuerzos, Director Ejecutivo de RedCLARA visita México 🇲🇽. Lea más en… https://t.co/O33WmZtuvH
18hreplyretweetfavorite

Endereço RedCLARA

End.:
Avenida El Parque 4680-A, Oficina 108. Santiago.
CHILE.

Rambla República de México 6125. Montevideo 11400.
URUGUAY
CEP:
8580644
Fone:
(+56) 2 584 86 18
Skype:
oficina-redclara
SIP:
telefonia.redclara.net
e-Mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

markerEncontre-nos no Google Maps